Pesquisa divulgada ontem, terça-feira 18/02, pelo Instituto DataM de São Luís mostra larga vantagem dos candidatos de oposição no Estado do Maranhão.
Na disputa para o Senado Federal, o vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha (PSB) lidera a pesquisa com 32,7% da preferência de voto. A Governadora Roseana Sarney (PMDB) aparece com 16,1%. Os entrevistado também responderam que NENHUM DELES recebeu 35,9% e NÃO SABEM em quem vão votar ou não quiseram responder 15,3% .
ESTIMULADA
Flávio Dino continua liderando na Capital com 38,1% da preferência do eleitorado; Eliziane Gama fica na segunda colocação com 17,5%, seguida por Hilton Gonçalo com 0.1%. Os demais candidatos não apresentaram pontos expressivos. Votos nulos corresponderam a 24,8% da pesquisa. Não sabem ou não responderam 10%.
ESPONTÂNEA
A vantagem de Dino para o governo aparece também na pesquisa espontânea – quando nenhum candidato é apresentado ao eleitor. Nesse quadro, Dino ficou com 18,7%; em segundo, aparece Eliziane Gama com 4,7%. Roseana Sarney (que não poderá ser candidata) aparece com 0,5% das intenções de voto, seguida pelo ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB) com 0,3%. O senador João Alberto (PMDB) foi lembrado por 0,1% dos entrevistados, mesma pontuação obtida pelo vice prefeito Roberto Rocha (PSB).
REJEIÇÃO
O candidato Luís Fernando aparece com o maior índice de rejeição entre os eleitores consultados para disputa ao governo com 29,7%. A governadora Roseana Sarney, segundo a pesquisa do DataM, lidera no índice de rejeição para corrida ao Senado Federal com 46,4%.
PESQUISA
O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 15 de fevereiro e ouviu 800 pessoas moradoras do município de São Luís. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número MA-00004/2014.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Com a maioria dos votos, a atual presidente Dilma Rouseff (PT) sai na frente com 65% dos votos, no levantamento feito em São Luís. Na segunda colocação, Aécio Neves (PSDB) aparece com 7,8%, seguido pelo presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, com 5,8%. Votos nulos corresponderam a 14,2% da pesquisa. Não sabem ou não responderam 7,1%.
2014 é o ano da mudança