jul
2024
Irregularidades e cheiro de armação na “preparação” da pesquisa DataM em Caxias
Uma pesquisa eleitoral encomendada pela Rádio Litoral LTDA. com previsão de divulgação em Caxias na próxima semana, dia 10, contém claros indícios de irregularidade, com o único intuito de tentar enganar o povo de Caxias. Tudo indica que não passa de mais uma artimanha para mostrar um cenário totalmente contrário à vontade expressada pela população do município.
O levantamento não passa de um arranjo grosseiro, a começar pela nota fiscal, que indica escandalosamente a cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense, como local das entrevistas, para depois fazer a correção.
Uma das fraudes mais flagrantes refere-se ao custos da pesquisa, que, segundo informam os os manipuladores, foi contratada por R$ 8.000,00 (oito mil reais), diferente do que está indicado na nota fiscal do serviço, onde consta a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Outro ponto que não condiz com a realidade é a lista dos bairros onde foram aplicados os questionários. Trata-se de mais uma prova de inconsistência da pesquisa oposicionista, pois o percentual apurado é desproporcional à realidade, o que deixa claro que nas localidades onde houve a sondagem as perguntas foram direcionadas, sem contar outros erros no questionário.
No relatório da pesquisa, existem nítidas evidências de que a aplicação da entrevista ocorreu de modo a favorecer o contratante. Por exemplo: no bairro Volta Redonda, onde o pré-candidato oposicionista tem melhor aceitação, foram realizadas 40 entrevistas. Já no bairro Trizidela, que é muito maior e não é reduto do pré-candidato da oposição e seu grupo, foram ouvidos apenas 20 eleitores.
Em outros bairros populosos de Caxias, como Castelo Branco, Eugênio Coutinho, Galiana, Antenor Viana, Refinaria e Mutirão e em povoados também com número considerável de eleitores, como Engenho D’Água e Buriti Corrente, a pesquisa também não foi aplicada.
Tal artimanha desperta desconfiança e põe em dúvida a credibilidade da pesquisa, que é flagrantemente tendenciosa, pois as localidades onde foi aplicada foram escolhidas de acordo com o interesse do pré-candidato de oposição.
Relações suspeitas
A pesquisa suspeita foi realizada pelo instituto Data M, que tem como proprietário o Sr. José Silva Machado, que mantém estreita ligação com o enrolado empresário Evilson Almeida, marqueteiro da campanha da oposição em Caxias.
Para quem não lembra, Evilson é o mesmo marqueteiro que levou o ex-candidato Werverton Rocha (PDT) a amargar o 3º lugar na eleição a governador do Maranhão, em 2022. Na época, foram divulgadas sucessivas pesquisas e em várias o cliente apareceu em primeiro na disputa, cenário não confirmado pelas urnas, já que o pedestista terminou o pleito na modesta terceira colocação.
Diante dos maus antecedentes que mancham a reputação do instituto Data M, os eleitores de Caxias correm sério risco de cair em um golpe baixo, armado nos porões sujos onde a oposição arquiteta seu plano de se apropriar dos cofres públicos da Princesa do Sertão.
O Pinóquio Careca de Caxias comprou esse blogueiro também, era esperado, afinal, todos os aliados da família Brandão são favorecidos nas matérias postadas aqui. Convido-o a visitar os postos de saúde, UBS e hospitais de Caxias, veja in loco, como a SAUDE QUE NINGUEM QUER dos Gentil é nota 0, além disso, a educação está sendo roubada há 8 anos pela prima do prefeito e sua quadrilha. Querem a continuidade dos Gentil para intensificar os roubos milionários, nada tem a acrescentar para a população da cidade, já bastante sofrida com os Gentil e Coutinho.