jun
2014
Mesmo com aumento, São Luís ainda possui passagem de ônibus entre as mais baixas do país
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior resistiu a pressão dos empresários e do Ministério Público para proteger a população e os cofres da prefeitura. Conseguiu negociar um acordo satisfatório mantendo a tarifa dos transportes coletivos de São Luís em entre as menores do país, como mostra o quadro abaixo. Os empresários queriam reajustar as passagens de R$ 2,10 para R$ 2,80, mas tiveram que se contentar com R$ R$ 2,40. Repasse de R$ 7 milhões para ser rateado entre as empresas do SET, como exigia a promotora Lítia Cavalcante, nem pensar.
Deve-se destacar que desde o início da crise entre rodoviários e patrões, o prefeito Edivaldo agiu com firmeza, não permitindo o reajuste pretendido, com o único propósito de proteger a renda do trabalhador, como já fez ano passado quando não autorizou aumento. Agora concede reajuste de penas R$ 30 centavos de aumento, mas está exigindo dos empresários a renovação da frota e melhoria da qualidade do serviço prestado à população e pôs fim a transferência de R$ 2 milhões mensalmente para as empresas de transporte.
O que deve ser lavado em conta é que a prefeitura não terá mais que repassar os R$ 7 milhões do famigerado TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado ainda na administração irresponsável do ex-prefeito João Castelo, e que a promotora estava obrigando o prefeito a repassar para os empresários fazerem a festa. O dinheiro servirá agora para ajudar as obras de saneamento que a cidade está precisando.
Louve-se a determinação e sensibilidade do prefeito Edivaldo em intermediar as negociações para fim da greve que trouxe graves prejuízos à população e à economia local. Foram 15 dias de exaustivas reuniões e estudos, intermediada pela Prefeitura e pela Justiça do Trabalho, restaurando como soluções para equilibrar o sistema o subsídio mensal de R$ 4,5 milhões ou aumento reivindicado pelos empresários de R$ 2,79.
O saldo positivo das negociações são exigências da prefeitura para conceder o reajuste, dentre os quais colocar em circulação 250 ônibus novos em seis meses e mais 250 ao longo do próximo ano, início da implantação da biometria facial, que permitirá a realização do compromisso de implantar o bilhete único; e inicio do processo de licitação com publicação de edital para os estudos;
Ranking Nacional
Teresina – 2,10
São Luís – 2,10
Recife – 2,15
Fortaleza – 2,20
João Pessoa – 2,20
Macapá – 2,20
Natal – 2,20
Aracaju – 2,35
Belém – 2,40
Rio Branco – 2,40
Vitória – 2,40
Maceió – 2,50
Palmas – 2,50
Boa Vista – 2,60
Porto Velho – 2,60
Curitiba – 2,70
Campo Grande – 2,70
Manaus – 2,75
Goiânia – 2,80
Salvador – 2,80
Belo Horizonte – 2,85
Cuiabá – 2,85
Florianópolis – 2,90
Porto Alegre – 2,95
Rio de Janeiro – 3,00
São Paulo – 3,00
O prefeito Edivaldo foi corajoso e lutou a favor da população até o fim, mas infelizmente o reajuste das passagens foi inevitável, porém ele ñ cedeu as ameaças dos corruptos empresários que exigiam um aumento muito superior ao q foi acordado. Diante dessa situação, o prefeito Edivaldo Jr, exigiu q a frota dos ônibuis fossem renovadas no prazo de até 6 meses. Portanto, a negociação foi favorável sim para população, pois nenhum outro prefeito anterior a Edivaldo Jr, conseguiu um reajuste mais baixo e muito menos exigiram q os empresários porporcionassem melhorias no transporte público de São Luís.
Pelo contrario, esse foi o maior aumento na historia dessa cidade, por motivos que não fazem muito lógica, pediram um aumento de 30 centavos para comprar novos ônibus, prometendo 250 no fim de 2014, ate agora não olhei toda essa quantidade,mas desta vez sobem 40 centavos para manter a manutenção de óleo e pneu, os outros 2,10 vai para onde?