jun
2015
Tubarão espadarte de 5 metros e 500 kg é capturado por pescadores de Raposa
Pescadores da praia do Mangue Seco no município de Raposa capturaram nas primeiras horas desta quarta-feira 10/06, um tubarão da espécie espadarte de mais de cinco metros e pesando mais de 500 kg. O animal foi pescado na zona costeira do Município de Alcântara após ficar preso à rede de pesca.
Segundo relatos dos pescadores que estavam na embarcação Biana e não quiseram se identificar, eles se surpreenderam com o tamanho do peixe e logo levaram o animal amarrado para a praia, atraindo a atenção de curiosos quando chegou no porto.
A carne do espadarte foi vendida separada das abas e da barbatana dorsal que possui preços bastante diferenciados. O espadarte é um peixe que habita em alto mar ou em zonas costeiras, tanto á superficie da água como no fundo dos oceanos e migra, sendo um peixe solitário e muito agressivo.
Acompanhe outras imagens abaixo:
Dumingo pra que fizeram um negocio desse? Estão acabando com o meio ambiente.
O os direitos humanos nessas horas não aparece né?
direitos humanos ? uahsuahsuhu
Direitos humanos para um tubarão? Nem pra ele nem pra você que é um jumento de duas patas! hahaha
EU SEI QUE A CARNE É GOSTOSA.
Direitos Humanos? Não seria o direito dos animais?
Uai! Direitos Humanos Manel?
Não seria o IBAMA? rsrs
HUhuashusaehusae… direitos humanos
Essa não estoria de pescador é fato real
“Fato Real”, é pleonasmo! Todo fato é real! Nao existe fato “irreal”!
Olá, Domingos! Gostaria de fazer algumas considerações importantes sobre a matéria acima:
– O espadarte, peixe cartilaginoso da família Pristidae, na verdade é uma raia e não um tubarão.
– Não é agressivo e existem pouquíssimos registros de incidentes entre esses animais e seres humanos.
– Encontra-se em declínio populacional drástico no mundo todo, sendo considerado pela IUCN (International Union for Conservation of Nature) um animal criticamente ameaçado de extinção.
– A captura desse bicho e o comércio de sua carne, barbatanas e da espada são terminantemente proibidos no Brasil desde 2004 e, de acordo com as normas da CITES (Convention on International Trade in Endangered Species), também no restante do mundo.
– De acordo com as leis nacionais e internacionais de conservação, a ação desses pescadores foi totalmente irregular e deveria ser fiscalizada pelo IBAMA.
Ana Paula Barbosa Martins,
Bióloga e Mestre em Biodiversidade e Conservação
Obrigado, Ana Paula!!!
Ana Paula MArtins preciso falar com você para tirar umas dúvidas. ligue no 3215-5230
Infelizmente não tenho como curtir um milhão de vezes seu comentário! Mas meus parabéns! Tbm acho uma atrocidade!
Parabéns Ana Paula!
parabéns 🙂
Cadê o Ibama para multar esse povo ignorante? aqui no Maranhão pelo menos tem IBAMA? esse povo tem que ser punido, crime ambiental isso.
Parabéns pela explicação Ana Paula, infelizmente os pescadores arruinaram a natureza
Concordo em tudo que vc falou. Agora te pergunto: que trabalho de esclarecimento tem feito, esses órgãos, junto a esses pescadores, que não entendem nada de Leis?
Muito boa sua colocação senhora Ana Paula, os pescadores esquecem que algumas espécies de seres marinhos estão próximos da extinção e esquecem ainda que amanhã isto poderá acarretá em alguns problemas para eles próprios, são do tipo que só pensam no hoje. Estou horrorizado com essas imagens.
Agressivo são os animais que capturaram o peixe. Pra quê fazer isso, que mal o bicho fez a eles? Pq não desprenderam o peixe da rede e o libertaram?
Lamentável!!!Bando de vermes!
Grande merda eles fizeram!!
Pescadores gananciosos, que só pensaram em ganhar dinheiro, mesmo destruindo a natureza. Imbecis.
Fico escutando vocês criticando os pescadores, acham mesmo que eles pegaram o peixe de proposito?
Tenta entrar no mar e soltar um peixe desse que está eroscado em uma rede.
Procurem se informar antes de falarem besteira.
O seu relato está certissimo Ana Paula, a pesca desse tipo de animal é proibida, e eu não tinha visto um desses, principalmente desse tamanho sendo pescado em nosso litoral.
A falta de fiscalização no maranhão acarreta em danos gravíssimos, o espadarte é um tipo de peixe e não tubarão, nome cientifico Xiphias gladius, ele esta em extinção á pesca para consumo é crime ambiental… Isso e triste mais infelizmente essa espécie vai chegar um tempo que não existira.
Infelizmente a fiscalização no Brasil é e está mais em extinção que o próprio animal citado . Quanto as leis que eram para guarda a espécie da extinção geralmente no papel é um texto lindíssimo que quando sai do papel , é estas cenas lamentáveis que vemos neste veículo de informação.
Parabéns a Ana Paula!
Como sempre, fatos como esse geram polêmica. O espadarte foi muito pescado na costa do MA por anos a fio, especialmente na foz do Mearim, onde era abundante. Para o caso acima, ficam 2 perguntas:
– A rede estava instalada nos limites permitidos por lei?
– Por quê os pescadores não arrastaram o peixe até o local próximo mais seguro (praia) e o liberaram? Ele tem grande capacidade de resistência fora d’agua.
No mínimo, o Ibama deveria abrir processo e ouvir os envolvidos.
O mundo científico inteiro tentando salvar a espécie e o Maranhão mais uma vez, para variar, dá mal exemplo. Barbárie pura!
Lamentável! Não precisamos da morte desse animal, ele vive em águas profundas, e as vezes sobe, e infelizmente caí nas redes.
Criticar os pescadores (artesanais) é muito fácil, mas quantas reuniões o IBAMA, Secretarias de meio ambiente, professores especialistas fizeram com esses pescadores para orientar acerca da preservação dessa ou de qualquer outra espécie ? Se os pescadores achavam que era um tubarão como é poderiam ter conhecimento da condição de espécime em extinção dessa criatura? De uma coisa eu sei esse mês não vai faltar Muqueca de Arraia na Raposa.
Foi em Raposa ou Alcântara??? Independente do lugar, a cena é no mínimo chocante.
Pescadores de Raposa pegaram na costa de Alcântara e trouxeram o animal para Raposa!!!
Senhores e senhoras, é válido toda essa explicação e também polêmica em torno do fato que eu acredito que os pescadores não tem conhecimentos suficientes para discernir, quando estando em mar que geralmente com muitas maresias e tentando acima de qualquer coisa salvar a própria vida, se este ou aquele peixe deve ou não ser pego. Concordo com os senhores que o meio ambiente deve ser preservado por todos nós sem quaisquer sombras de dúvidas, mas tento também entender a situação em que se encontra o pescador em auto mar, muitas das vezes em alguns casos são pessoas sem o devido esclarecimento técnico científico, para saber desta ou aquela determinação constitucional, e que tudo o que mais quer é chegar em terra firme para o aconchego de sua família e garantir o sustento dos seus com um pouco de tranquilidade. O que gostaria de lembrar aos senhores que A VIDA É O MAIOR BEM TUTELADO PELO ESTADO, e em momento nenhum foi mencionado nada em relação à vida do HUMILDE PESCADOR, e também me reporto ao detalhe do DIREITOS HUMANOS, aí lembro que o cidadão está aprisionado em suas casas sem direito algum, pois vejamos: o que tem sido feito para garantir a existência dos direitos dos cidadãos? Que vivem encurralados por vários desrespeitos à sua existência. Mas fica fácil falar que o humilde pescador desrespeitou o Direito Humano e Ambiental. Por que não fazemos essa reivindicação de Direitos para nós quando cidadãos, que já estamos quase sem direito de andar nas ruas, já não ´podemos mais sentar nas nossas portas no final da tarde´ e muitas outras situações existentes que os senhores tem conhecimentos e que até agora o povo é duramente desrespeitado inclusive O PESCADOR, vamos tentar abrir o leque de nossas visões pois é preciso que seja feito e com urgência.
Boa Dionézio!
todos sabem que essa espécie de tubarão e muito agressiva já ouvir relatos de peixes como esse atacar pescadores em alto mar logico que isso não justifica o ato dos pescadores mas vai ver não deu para solta-lo
Acho que os pescadores agiram de ma fe.eles tinham que ter chamado o ibama que com certeza eles saberia o que fazer ja que o peixe estava vivo.
uns caras desses precisavam ser presos, matar um animal pre-histórico relíquia da nossa história pra ganhar dinheiro? E o governo não faz nada?! Vao continuar matanto e matando, quando tudo acabar e nao tiver mais nqda pra acabar o ser humano vai se tocar que a gente nao acha comida de dinheiro
querida Ana paula concordo com quase tudo,porem sou nascido no maranhão e quando jovem muitos relatos da voracidade deste peixe,muitos jovens e pescadores na época foram devorados por esta especie de peixe. obrigado.
esse é um peixe-serra, protegido mundialmente e ameaçadissimo de extinçao, acho que os pescadores, justamente por ser essa a profissao deles, se informarem sobre quais peixes eles podem ou nao abater, achei um crime, e deveriam todos serem penalizados de alguma forma, prender nao adianta, tem que conscientizar, logo esses peixes desaparecem do mundo, eai só por fotos e videos mesmo…
esse tubarao e muito asustador. gigate dos mares
eu pensei que era um tubarao
eu pensei que era um tubarao
vou sair este sait eu acho que e