O partido de Gilberto Kassab no Maranhão possui três bons puxadores de votos, no entanto, elegerá apenas um deputado federal.
Chegou a vez do PSD – Partido Social Democrático. Para a disputa de assentos na Câmara Federal, o partido registrou na Justiça Eleitoral 19 candidatos: 06 (seis) mulheres e 13 (treze) homens.
Presidido nacionalmente por Gilberto Kassab e mediante análise do Blog do Domingos Costa, a legenda possui três puxadores de votos: Edilázio Júnior, Pastor Cavalcante e Josivaldo JP, os demais são considerados candidatos “buchas”.
Os três puxadores de votos são especulados com 250 mil votos ao abrir das urnas. E os buchas outros 25 mil votos. Incluído a esses números mais 10 mil votos de legenda ao partido que tem Edivaldo Holanda Júnior como candidato ao governo. De forma que o PSD deverá alcançar aproximadamente 300 mil votos para Câmara Federal.
E, como de praxe, nessa matemática eleitoral o número de votos obtidos é dividido por aproximado 180 mil – quociente eleitoral (votos válidos pelas 18 cadeiras da Câmara Federal), portanto, o PSD elegerá apenas 01 (um) deputado de forma direta.
Não é preciso nenhum vidente para saber que o partido foi montado para a reeleição do atuante deputado federal Edilázio Júnior.
– E MAIS…
“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.
E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.
LEIA TAMBÉM:
– Veja quem são os 19 candidatos a deputados federais do PL e quem tem chance de vencer
– Após o registro de candidaturas, veja quantas cadeiras o MDB deverá eleger para Câmara Federal no MA
0 Comentários