set
2025
CPMI do INSS: Confira o pedido de convocação da advogada mineira que criou tumulto na escolha de Conselheiros do TCE-MA
Advogada mineira Clara Alcântara Botelho Machado que ficou conhecida no Maranhão após “assinar” petição ao STF, dirigida ao ministro relator Flávio Dino, na ação que que trata da escolha de novos Conselheiros ao TCE-MA.
O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga esquema criminoso de desvio de recursos de aposentados e pensionistas via Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apresentou requerimento solicitando a convocação da advogada mineira Clara Alcântara Botelho Machado para prestar depoimento.
Ela é apontada como representante da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP) e atua em mais de 11 mil processos judiciais em todo o país, sem que possua inscrição suplementar em diversas seccionais da OAB, contrariando o §2º do art. 10 da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia).
Este ato se daria por meio de peças padronizadas, o que evidencia a existência de uma engrenagem estruturada para a manutenção de descontos questionados.
“Trata-se de matéria de extrema relevância social, haja vista os graves indícios de que a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos – COBAP, promovem descontos mensais nos benefícios previdenciários sem a autorização expressa dos aposentados, violando frontalmente a dignidade da pessoa idosa. O idoso, pessoa vulnerável por excelência, depende integralmente de sua aposentadoria para o sustento próprio, para a compra de medicamentos e, muitas vezes, ainda exerce o papel de provedor de sua família”, disse o parlamentar em seu pedido.
A advogada mineira que ficou conhecida no Maranhão após “assinar” petição ao STF, dirigida ao ministro relator Flávio Dino, na ação que que trata da escolha de novos Conselheiros ao Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA).
Ele está sob a relatoria do ex-governador e atual ministro, Flávio Dino, cujo grupo político do qual fez parte faz oposição ferrenha ao governador Carlos Brandão.
1 Comentário
Deixe o seu comentário!
a ansiedade dos meios sociais eleva o individual a achar, pensar, desta forma porém em uma mente sádica esquece os erros escondidos do passado que vivenciam o presente, e agora! eu estudo direito, ainda não terminei; Não sou advogado, posso opinar, mas não me declarar dono da verdade que esparrar na razão de desejo ser……criou-se um problema para ela mesmo…..