
OS PIONEIROS. Em cima: Walter Rodrigues, Décio Sá e Robert Lobato. Embaixo: Marco Aurélio d’Eça, Luís Cardoso e Ricardo Santos
– Jornalista Marco Aurélio D’Eça
O ano era 2006. A política maranhense vivia a intensa dicotomia entre sarneysistas e oposicionistas, que viam no pedetista Jackson Lago a esperança da troca de poder no estado; a cobertura jornalística experimentava uma revolução advinda com a internet: as paginas pessoais de comunicadores, conhecidas por blogs, que já eram febre no mundo todo.
– em fevereiro daquele ano, os saudosos jornalistas Walter Rodrigues e Décio Sá lançavam suas colunas eletrônicas, com forte repercussão;
– sete meses depois, em 26 de setembro, este blog Marco Aurélio d’Eça era lançado, também com enorme sucesso de público e crítica;
– ainda em 2006 surgiram os blogs de Robert Lobato e de Ricardo Santos; e um pouco mais à frente, Luís Cardoso também estreava.
Foram estes os pioneiros da blogosfera maranhense.
Os seis visionários – espécies de influencer’s digitais dos primórdios da internet, apostaram em uma comunicação mais livre das amarras editoriais das redações e das pressões políticas e mercadológicas; Walter, Décio Sá, Robert, Cardoso, Ricardo e o titular deste blog influenciaram – para o bem e para o mal – diversos outros jornalistas, estudantes e curiosos.
Hoje, apenas este blog Marco Aurélio d’Eça se mantém ativo na internet. É o blog mais antigo do Maranhão ainda em atividade ininterrupta; completará 20 anos em 2026 sem nunca ter deixado de ser publicado.
Ricardo Santos ainda mantém um blog, mas é bissexto em publicações, dedicando-se mais a outras atividades políticas e profissionais.
Todos os demais pioneiros da blogosfera deixaram este mundo ao longo desses anos.
– Walter Rodrigues morreu em 2008, vítima de infarto;
– Décio Sá foi assassinado em 2012, crime nunca julgado;
– Robert Lobato foi vítima de afogamento em Brasília, em 2016;
– e Luís Cardoso partiu na última semana, também por infarto.
Hoje pulverizada em páginas as mais diferenciadas possíveis – das mais bizarras às mais acessadas – a blogosfera mantém seu poder de influência mesmo após surgimento de outras ferramentas, como os podcasts e os cortes de vídeos que atraem a maior parte dos profissionais.
Como “último dos moicanos”, como legítimo representante dos pioneiros da blogosfera, o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça rende homenagens aos que, como ele, aceitaram o desafio de desbravar um mundo novo na comunicação.
E às vésperas dos 20 anos, espera completar mais 20, 40, 60 anos de atividade, sempre com coragem, independência e credibilidade.
Perfil que o caracteriza desde o início desta história…
0 Comentários