10
set
2024

MP-MA instaura Procedimento Investigatório Criminal contra gestor de Mata Roma por atraso de pagamentos

Prefeito Besaliel Freita Albuquerque, do município de Mata Roma.

Prefeito Besaliel Freita Albuquerque, do município de Mata Roma.

O Promotor de Justiça Haroldo Paiva de Brito, por delegação do Procurador-Geral de Justiça, instaurou o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) contra o gestor do município de Mata Roma, Besaliel Freitas Albuquerque, devido à ausência de pagamento dos servidores ativos e inativos. A decisão foi formalizada por meio da Portaria nº 43/2024, publicada nesta segunda-feira (9).

A medida foi tomada após a conversão da Notícia de Fato nº 019288-750/2024 em PIC, com base no Ato Regulamentar Conjunto nº 05/2014 do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça (GPGJ) e na Resolução nº 174/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A conversão do caso em um procedimento investigatório busca aprofundar as investigações sobre a suposta conduta irregular atribuída ao gestor municipal.

Segundo a portaria, o prazo para a conclusão do procedimento é de 30 dias, conforme determina o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) nº 2.943, 3.309 e 3.318. O Tribunal de Justiça do Maranhão também foi notificado sobre a abertura do procedimento.

A investigação busca esclarecer a responsabilidade do gestor em relação aos atrasos de pagamentos, que afetam tanto os servidores ativos quanto os aposentados da administração pública municipal.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!