02
jan

Rigo Teles é empossado prefeito de Barra do Corda

Pelo Jornalista Domingos Costa

Rigo Teles segue para seu segundo mandato em Barra do Corda.

A Câmara Municipal empossou, na noite desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, Rigo Alberto Teles de Sousa para o segundo mandato como prefeito de Barra do Corda.

Além de Rigo Teles, também foi empossado João Pedro Filho no cargo de vice-prefeito.

O mandato terá duração de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.

A solenidade contou com a presença de dezenas de autoridades locais, dentre elas a deputada estadual e primeira-dama, Abigail Cunha.

Após ser empossado, Rigo Teles nomeou os secretários municipais, sendo ele(as);

Gildásio Brito – Comunicação
Nakyoane Vieira – Assuntos Rurais
Omar Fleury – Saúde
Felipe Vieira – Infraestrutura
Estevão Negreiros – Gabinete
Antônia Costa – Assistência Social
Dr. Carlos – Esporte
James Mota – Segurança Pública
Rosângela Costa – Indústria e Comércio
Raimundo Reis – Meio Ambiente
Silvanira Pompeu – Assuntos Indígenas
Evanda Freire – Cultura
Rony Peterson – Procuradoria
João Pedro – Agricultura
Edilma Miranda – Planejamento

02
jan

Posse do prefeito reeleito Edésio Cavalcanti reúne multidão no Cais de Turiaçu

Pelo Jornalista Domingos Costa

Caís de Turiaçu ficou lotado para cerimônia de posse do prefeito Edesio…

A posse do prefeito reeleito de Turiaçu, Edésio Cavalcanti (Republicanos), aconteceu nesta quarta-feira, no tradicional Cais da Cidade. Acompanhado de seu vice, Adonilson Rabelo, e do presidente da Câmara Municipal, Rayllan Cavalcanti, o evento atraiu uma multidão, reafirmando o apoio da população ao gestor.

Reeleito com 51,73% dos votos válidos no 1º turno das eleições de 2024, Edésio Cavalcanti inicia mais quatro anos de gestão com a missão de dar continuidade aos projetos iniciados no primeiro mandato. A prioridade do governo segue sendo as obras de infraestrutura, a melhoria dos serviços de saúde e o fortalecimento de ações que impactem diretamente na qualidade de vida da população.

Com grandes desafios pela frente, a nova gestão promete intensificar os trabalhos e garantir avanços significativos em diversas áreas, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de Turiaçu.

A posse foi realizado no cais da cidade. Com presença de diversas lideranças locais e regionais.

Com o início do segundo mandato, a população demonstra otimismo e expectativa para os próximos quatro anos, confiando que Edésio Cavalcanti e sua equipe continuarão a conduzir Turiaçu rumo ao desenvolvimento.

Edesio segue agora paga seu segundo mandato…

 

01
jan

Iracema Vale prestigia posse dos prefeitos de Barreirinhas, Belágua e Urbano Santos

Pelo Jornalista Domingos Costa

Deputada estadual Iracema Vale…

A deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, prestigiou os prefeitos eleitos de Belágua, Barreirinhas e Urbano Santos, em suas solenidades de posse que aconteceram nesta quarta-feira (01).

A parlamentar parabenizou os novos gestores e afirmou ser de fundamental importância o trabalho coletivo para promover o desenvolvimento, a inclusão e a justiça social nos municípios.

“Estarei sempre à disposição para apoiar as iniciativas que visem o progresso dos nossos municípios. Hoje celebramos não apenas a vitória de cada um, mas também a esperança e a renovação que vocês representam para o povo”, pontuou.

O prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale se emocionou ao agradecer a Deus, a família e a toda população de Barreirinhas que contribuíram com a sua eleição.

“Hoje meu coração transborda de gratidão. Agradeço a cada um de vocês que depositou sua confiança em mim, que acreditou em nossa proposta de mudança e em um futuro melhor para nossa Barreirinhas”, declarou.

Neném Pontes, prefeito de Belágua, agradeceu a confiança de todos que fizeram dele o novo gestor do município. “Nosso compromisso será enfrentar os desafios com união e determinação para benefícios de toda a população belaguense”, disse.

Em Urbano Santos, Clemilton Barros foi reconduzido ao cargo de prefeito e Herlon Júnior, será o vice-prefeito da gestão. Durante o evento ele reafirmou o compromisso de trabalhar incansavelmente para atender às necessidades de cada cidadão.

“Vamos continuar na luta pelo desenvolvimento da nossa cidade e garantir uma vida digna para os moradores de Urbano Santos.”, concluiu.

Também foram empossados os vereadores e secretários municipais das gestões referentes ao período de 2025/2028. Estiveram presentes os deputados estaduais Wellington do Curso, Ana do Gás, diversos prefeitos, vereadores, e lideranças políticas da região.

01
jan

Paulo Victor é reeleito presidente da Câmara Municipal de São Luís com ampla maioria

Pelo Jornalista Domingos Costa
Paulo Victor seguirá por mais dois anos à frente do Parlamento da Capital...

Paulo Victor seguirá por mais dois anos à frente do Parlamento da Capital…

Nesta quarta-feira (1º), o vereador Paulo Victor (PSB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de São Luís em uma votação que demonstrou sua forte articulação política. Dos 31 vereadores, 29 votaram a favor da nova composição da Mesa Diretora, com apenas Douglas Pinto e Flávia Berthier se posicionando contra.

Com o resultado, Paulo Victor consolida sua liderança na Casa Legislativa, conduzindo uma equipe que reflete a ampla base de apoio construída ao longo de seu mandato. A eleição reforça sua capacidade de diálogo e articulação com diferentes grupos políticos.

– Mesa Diretora Eleita:

• Presidente: Paulo Victor
• 1° Vice-presidente: Concita Pinto
• 2° Vice-presidente: Beto Castro
• 3° Vice-presidente: Raimundo Penha
• 1° Secretário: Aldir Júnior
• 2° Secretário: Thyago Freitas
• 3° Secretário: Daniel Oliveira
• 4° Secretário: Clara Gomes
• 5° Secretário: Cleber Verde Filho

A composição da nova Mesa Diretora reflete uma pluralidade de lideranças na Câmara, garantindo a presença de nomes experientes em posições estratégicas.

– O que esperar do novo mandato

Paulo Victor destacou, em declarações recentes, o compromisso com a continuidade de projetos voltados para o fortalecimento do Legislativo e a ampliação do diálogo com a sociedade. A expectativa é de que o segundo mandato seja marcado por iniciativas que priorizem transparência, eficiência administrativa e maior proximidade com as demandas dos ludovicenses.

A eleição reafirma o clima de estabilidade política na Câmara Municipal e aponta para uma gestão que deve continuar alinhada com as pautas prioritárias da capital maranhense.

01
jan

VÍDEO: Enquanto servidores sofrem com salários atrasados, vereadores de Marajá do Sena lavam as mãos com cerveja

Pelo Jornalista Domingos Costa


Marajá do Sena vive mais uma polêmica política que causou revolta nos moradores. Em um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais, o presidente recém-eleito da Câmara, Bismarck César, e outros vereadores da oposição aparecem lavando as mãos com cerveja e dizendo a frase “não sei de nada”.

O gesto foi interpretado como um deboche diante da grave crise enfrentada pelos servidores municipais, que ainda aguardam o pagamento do salário de dezembro, deixado em atraso pelo ex-prefeito Lindomar Araújo.

O gesto de “lavar as mãos” e a frase “não sei de nada” foram vistos como um símbolo de descaso, deboche e ostentação por parte dos representantes da oposição.

Em vez de pressionarem por soluções concretas, o episódio sugere que as prioridades do grupo estão mais voltadas para comemorações vazias do que para ações que beneficiem a população.

01
jan

Fred Campos é empossado prefeito de Paço do Lumiar em cerimônia na Câmara Municipal

Pelo Jornalista Domingos Costa

Fred exibe a ata de sua posse como prefeito de Paço do Lumiar.

Em uma solenidade marcada por emoção e otimismo, Fred Campos tomou posse como prefeito de Paço do Lumiar ao lado de sua vice-prefeita, Mariana Brandão. O evento foi realizado na Câmara Municipal e reuniu autoridades locais, lideranças políticas, representantes da sociedade civil e moradores do município.

Durante seu discurso de posse, Fred Campos destacou o compromisso com a transformação de Paço do Lumiar, enfatizando que o momento marca o início de um novo ciclo para o município. “Este momento marca o início de um novo tempo, cheio de desafios e responsabilidades, mas também de muita esperança e determinação para transformar nosso Paço”, afirmou o prefeito, que reforçou sua disposição em trabalhar por melhorias significativas para a cidade e sua população.

Fred Campos ressaltou ainda a importância do parlamento municipal no processo democrático, destacando o papel dos vereadores como agentes de diálogo e construção coletiva. “Quero destacar a importância do parlamento municipal como um pilar fundamental da democracia e um espaço de diálogo e construção coletiva”, pontuou, sinalizando que a gestão buscará uma relação harmônica e produtiva com a Câmara.

– Desafios e perspectivas

Entre os desafios da nova gestão, Fred Campos mencionou a necessidade de reestruturar setores fundamentais como saúde, educação e infraestrutura, além de fomentar o desenvolvimento econômico e promover maior inclusão social. “*Estamos prontos para colocar Paço em outro patamar”*, afirmou com entusiasmo.

Com o mandato iniciado, Fred Campos assume a prefeitura determinado a implementar mudanças e levar Paço do Lumiar a um novo patamar de desenvolvimento e qualidade de vida.

31
dez

Ministério Público investiga ex-prefeito de Alcântara por suposto desvio de materiais doados

Pelo Jornalista Domingos Costa

Anderson Wilker, ex-prefeito da cidade de Alcântara.

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) instaurou o Procedimento Administrativo para investigar supostas irregularidades cometidas pelo ex-prefeito de Alcântara, Anderson Wilker Abreu Araújo. A denúncia envolve o possível desvio de materiais doados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o município de Alcântara.

A investigação teve início após em procedimento administrativo, conduzido pelo Promotor de Justiça Raimundo Nonato Leite Filho, titular da Promotoria de Justiça de Alcântara. A denúncia foi apresentada de forma anônima e envolve um declínio de atribuição do Ministério Público Federal (MPF), que encaminhou o caso ao MP estadual.

O Ministério Público reforçou que é sua atribuição defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses coletivos. Nesse sentido, a investigação visa esclarecer os fatos relatados e assegurar que os serviços públicos sejam prestados de forma eficiente e contínua.

O caso envolve materiais doados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o município de Alcântara, que teriam sido desviados durante a gestão de Anderson Wilker de Abreu Araújo como prefeito. Ainda não há informações detalhadas sobre os materiais em questão ou o destino dado a eles, mas o MP ressaltou a necessidade de novas diligências para aprofundar as investigações.

30
dez

Brandão nomeia 84 novos professores efetivos para a Uema

Pelo Jornalista Domingos Costa

Governador Carlos Brandão nomeou 84 novos professores da Uema.

O governador Carlos Brandão anunciou, nesta segunda-feira (30), a nomeação de 84 novos professores efetivos para a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A lista completa com os nomes dos profissionais também estará disponível no Diário Oficial do Estado nesta mesma data.

Os novos docentes vão atuar em diversos campi da universidade, incluindo São Luís, Caxias, Timon, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú e Bacabal. Eles irão reforçar a qualidade do ensino em cursos como Medicina, Direito, Relações Internacionais, Engenharia Civil, entre outros.

Brandão celebrou o fato de poder realizar esta nomeação ainda em 2024 e deu as boas-vindas aos novos profissionais, considerando o ato mais um passo importante para a democratização do ensino superior no estado.

“Estamos encerrando o ano com mais uma boa notícia para a nossa Universidade Estadual do Maranhão. Não se trata apenas de preencher vagas, mas de ampliar nossas iniciativas e alcançar mais pessoas no estado. A nomeação reafirma o nosso compromisso com a qualidade do ensino superior, com a inovação, a pesquisa e a extensão. Sejam todos muito bem-vindos!”, destacou o governador.

“A nomeação de 84 novos professores efetivos reforça o compromisso com a qualidade do ensino e a expansão da Uema em todo o Maranhão. Agradecemos ao governador Carlos Brandão por apoiar nossa missão de formar profissionais com qualidade, promover a pesquisa e transformar vidas por meio da educação”, celebrou o reitor da Uema, Walter Canales.

Com 20 campi presenciais espalhados pelo Maranhão, a Uema é a instituição de ensino superior com mais presença no interior do estado, garantindo acesso ao ensino superior a populações distantes da capital. Em 2024, entregou para o mercado mais de 4 mil novos profissionais, aumentou em 20% os cursos de mestrados e doutorados, entregou 11 obras e reformas, iniciou turmas de Medicina, Meteorologia, Fisioterapia e Psicologia, além de ter sido, pelo segundo ano, reconhecida como a universidade mais empreendedora do estado.

30
dez

Prefeito Mecinho fortalece sua base política na Câmara Municipal

Pelo Jornalista Domingos Costa

Prefeito Mecinho ao lado da sua base na Câmara de Vereadores…

O prefeito reeleito de São João Batista, Mecinho Soares, já tinha uma base politica significativa e forte e, nas eleições deste ano mostrou que tem prestígio político e ficou com sua base aliada ainda mais forte na Câmara Municipal.

Além da sua votação expressiva, pois foi eleito com mais de 48% dos votos, Mecinho conseguiu eleger oito vereadores, ganhando reforço em sua base política no legislativo municipal, o que é muito importante para ele.

Caminhando para seu segundo mandato, o prefeito Mecinho reuniu-se, nesta semana, com os oito vereadores eleitos Léo Pinto, Ivan, Louro, Memenca, Thales Pinheiro, Cabeça, Simiãozinho e Junior de Montinha e a conversa que tiveram foi bem produtiva.

E no encontro, já foi definido o vereador que será o Presidente da Câmara, o Simiãozinho.

“Estou muito satisfeito com o nosso grupo político, que fica cada vez mais forte e unido. Nossa meta é manter essa união e trabalharmos muito mais por nossa cidade. Tenho o apoio da população, isso ficou demonstrado em minha reeleição, e, com esse apoio dos vereadores, estamos ainda mais fortalecidos e unidos. Assim, buscaremos sempre mais desenvolvimento para São João Batista e mais qualidade de vida para os joaninos. Vamos em frente, juntos”, afirmou o prefeito Mecinho.

29
dez

Deputada Andreia Rezende reúne lideranças políticas do Sul do Maranhão

Pelo Jornalista Domingos Costa

Almoço reúne principais lideranças do Sul do Maranhão em um momento de união e fortalecimento político.

Lideranças políticas ladeadas da deputada André Rezende.

Em um clima de cooperação e alinhamento de estratégias, as maiores lideranças do Sul do Maranhão se reuniram para um almoço especial, que destacou o compromisso com o desenvolvimento da região. O encontro contou com a presença de prefeitos, prefeitos eleitos, ex-prefeitos e representantes de diversos municípios, simbolizando um momento de diálogo e articulação política.

Entre os presentes estavam:

– • Roberth Coelho e Kelson, prefeito e prefeito eleito de Tasso Fragoso, reafirmando o trabalho conjunto para a transição e continuidade das ações no município.

– • Germano Coelho, prefeito reeleito de Loreto, celebrando mais um mandato com planos de ampliar os avanços.

– • Helder Martins Nunes, prefeito eleito de São Félix, que trouxe suas ideias e projetos para impulsionar a cidade.

– • O prefeito reeleito de Mangabeiras, Accioly Cardoso destacando sua liderança e compromisso com a população.

– • Itamar Vieira, prefeito de Alto Parnaíba, reforçando parcerias e apresentando iniciativas para o município.

– • Ruggero e Joab, prefeito e ex-prefeito de Riachão, representando a continuidade do progresso local.

– • Dr. Santana, ex-prefeito de Sambaíba, marcando presença e reforçando sua experiência e apoio às lideranças atuais.

– • Alan da Marisol, prefeito eleito de Balsas, trazendo novas ideias e perspectivas para o maior município da região.

– • O vice-prefeito de Feira Nova do Maranhão, Wiallas , destacando a importância do encontro para fortalecer laços entre os gestores.

– • Matias Júnior, esposo da prefeita eleita de Nova Colinas, Dra. Mariana, representando o município e as novas propostas que estão por vir.

– • Patrícia, presidente da Câmara de Fortaleza dos Nogueiras, trazendo a visão do legislativo e o alinhamento com os prefeitos da região.

Na manhã seguinte, a deputada Andréia teve um encontro produtivo com a prefeita eleita de Fortaleza dos Nogueiras, Dra Fernanda, e seu pai Tulio

O encontro foi marcado por discussões produtivas sobre os desafios e as oportunidades para os municípios do Sul do Maranhão, além de reforçar a união entre as lideranças em prol de um futuro mais promissor para a região.

Esse momento de articulação reflete o compromisso dos gestores em trabalhar em conjunto, promovendo ações que gerem desenvolvimento sustentável e impacto positivo na vida da população.

1 246 247 248 249 250 2.337