jul
Centenas de moradores do município de São João Batista foram às ruas do Centro da cidade nesta sexta-feira (27) contra o presidente da Câmara de Vereadores, o senhor Chico de Nhozinho, que numa manobra orquestrada junto com o grupo de oposição ao prefeito Mecinho, tentam ardilosamente barrar a contratação de servidores públicos municipais.
Prejudicados pelo presidente da Câmara e pela oposição, os pais e mães de famílias usaram carros de som e faixas para externar a indignação contra aqueles que tentam prejudicar o povo joanino em prol de seus objetivos políticos pessoais.
“Eles não estão preocupados com a situação dos moradores de São João Batista, não se preocupam com a geração de emprego e renda das famílias de nossa cidade, querem apenas atacar o prefeito visando a eleição, enquanto nós ficamos desempregados pela briga política do presidente da Câmara e do seu líder na oposição”, discursou um dos manifestante durante o protesto.
Outro morador, também durante a manifestação, externou sua indignação contra Chico de Nhozinho e a oposição local. “Eles não querem que pais e mães de família tenham seu emprego e não entendem que esta situação compromete a segurança financeira e também enfraquece o comércio de nossa cidade que que depende dessa movimentação econômica para sobreviver.” Contou.
E enquanto o prefeito Mecinho busca alternativa para não deixar a população prejudicada com a atitude irresponsável do presidente da Câmara, seus oposições sedentos pelo controle dos cofres municipais, buscam desenfreadamente a busca pelo poder, mesmo que isso prevaleça sobre o bem-estar do povo.
Essa ligação reforça a percepção de que interesses pessoais em São João Batista; onde alianças políticas estão sendo colocados acima das necessidades da população. Como pode um agente público lutar contra aquilo que é essencial para a sobrevivência de tantas famílias?
É preciso entender que interesses pessoais ou partidários nunca podem prevalecer sobre as necessidades e direitos dos cidadãos…
jul

PSB realiza Convenção Municipal em Cajati e oficializa candidatura de Camyla Jansen
Aconteceu na última quinta-feira (25), no ginásio poliesportivo do bairro Tamancão, em Cajari-MA, município localizado a 200 km da capital, São Luis, a Convenção Municipal do PSB – Partido Socialista Brasileiro, para a escolha dos candidatos à prefeito e vereador; ratificar a coligação entre partidos e à oficialização da candidatura de Camyla Jansen à prefeitura da cidade.
Estiveram presentes no evento, a população que compareceu em massa (cerca de 2 mil pessoas); lideranças comunitárias de vários povoados e da sede; os pré-candidatos a vereador pelo PSB e pelos partidos coligados (MDB, PSD, PT, PV, PRD e PC do B); os vereadores de mandato: Bigú, Pedro Nunes Filho, Altemar Lobato, Waldemar Soeiro e Enoque; o presidente Estadual do PT, Francimar Melo; o ex-prefeito de Cajari, Joel Dourado; o Deputado Estadual Osmar Filho e o secretário Estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.
Em seu pronunciamento, o ex-prefeito dr. Joel falou sobre a importância da candidatura de Camyla para o desenvolvimento em todos os setores da administração pública, com destaque para a Educação. Ele disse que: “Dinheiro na conta da prefeitura cai todo mês, mas onde está esse dinheiro sr. prefeito?”. Segundo Joel, os investimentos não estão chegando nas escolas, e mais, os alunos ainda sofrem pelo início atrasado do ano letivo.
O Deputado Osmar Filho enfatizou que a Convenção foi um sucesso, e se surpreendeu com o público presente, pois o ginásio estava lotado! Em seu pronunciamento, citou a importância das parcerias, principalmente com o Governador Carlos Brandão, dizendo que: “Todos aqui estão comprometidos em levar Cajari ao progresso e o único caminho é com Camyla Jansen, para resgatar a expectativa e a esperança por dias melhores”.
Já o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou que o evento foi tão grandioso que vai ficar na história do município! Ele ratificou o apoio do Governador Brandão: “Vamos estar juntos, trabalhando muito por esta eleição, porque sabemos que é o melhor para Cajari. E finalizou com frase: “Viva Cajari, viva o Maranhão!”.
Por último, a hora mais esperada da festa: o discurso da candidata à prefeita Camyla, que foi ovacionada de pé pelo público presente, com gritos de “Camyla,Camyla,Camyla!”. Ela fez uma breve explanação da sua trajetória política enquanto secretária de Saúde, e principalmente, como prefeita, em seus quatro anos de gestão. Destacou trabalhos realizados na área de assistência social; da necessidade de construção de estradas, interligando povoados distantes à sede do município; geração de emprego e renda, aquecendo a economia e valorizando o comerciante local; na educação- a preocupação com o as aulas, atualmente começando com atraso, todos os anos, e a Saúde, área aonde Camyla atua desde sua formação profissional, com mais investimentos. Por fim, finalizou: “É necessária a união de todos, empenhados em um único propósito, de fazer Cajari sorrir novamente e resgatar a auto estima do povo, com educação de qualidade; atenção à saúde básica e de alta complexidade; mais estradas; mais empregos e mais cultura e lazer”.
Camyla Jansen Pereira Santos é farmacêutica bioquímica enatural de Coroatá-MA, mas, iniciou sua carreira profissional em Penalva-MA, cidade pertencente à Baixada Maranhense. Em seguida, fixou residência em Viana-MA – município próximo a Cajari. Ficou conhecida por onde passou, por seu trabalho voluntário assistencialista na área da saúde, com foco nos mais necessitados.
Foi quando recebeu o convite do então prefeito de Cajari, dr. Joel Dourado, que ao assumir seu primeiro mandato no ano de 2008, a nomeou secretária municipal de Saúde, permanecendo na pasta por 8 anos. Por sua dedicação e comprometimento com o trato público, lançou-se candidata a prefeita em 2016, sendo eleita com 41,48% dos votos.
Após a Convenção Partidária, Camyla se tornou oficialmente candidata pelo PSB à prefeita de Cajari-MA.
jul

Calvet e Valter Costa selaram aliança em Rosário.
O prefeito e pré-candidato a reeleição Calvet Filho – Republicanos, anunciou nesta quinta-feira (25) o nome do vereador e ex-secretário de Agricultura, Valter Costa – PSDB, como pré-candidato a vice-prefeito, na chapa majoritária para eleições de 2024.
A apresentação oficial do pré-candidato a vice ocorreu em reunião com membros de partidos e representantes de entidades rurais. A definição de Valter Costa, acontece 10 dias antes da Convenção Partidária, marcada para o dia 03 de agosto, sábado, no Clube Geovane, no Centro de Rosário.
Durante o anúncio, Valter Costa, falou sobre a importância da união em prol da continuidade da reconstrução do futuro de Rosário. “A política é feita de decisões. E, hoje, entramos na pré-candidatura a vice por entender que é o melhor para o grupo e para o futuro de Rosário. Um projeto para o melhor de nossa cidade”, afirmou.
– Mais
O pré-candidato a vice-prefeito Valter Costa, foi aluno de Escola Pública, iniciou sua vida política aos 17 anos, casado; é Técnico Agrícola, Engenheiro Civil, Administrador Público, Tecnólogo Superior em Logística, Pós graduando em Administração Pública, Ex-diretor de Saúde, Ex-gestor Regional da Agerp, Ex-secretário de Agricultura por duas vezes.
jul
Na convenção que oficializou sua candidatura à reeleição, na quinta-feira (25), o prefeito Eduardo Braide (PSD) afrontou, mais uma vez, a Lei Eleitoral.
Durante coletiva à imprensa, logo após o ato político, Braide desfilou uma série de promessas eleitorais completamente fora do tempo e do espaço permitidos pela Justiça Eleitoral para tal. Confundindo o papel de prefeito com o de pré-candidato, ele prometeu obras que não poderão ser feitas a tempo do encerramento do mandato vigente.
“Nós já temos um segundo viaduto pronto, um projeto para a gente construir na cidade de São Luís. Também tem um projeto, que a gente está finalizando, para a construção de uma maternidade na cidade de São Luís, tem um grande projeto de urbanização que nós vamos fazer no Polo Coroadinho…”, disse Braide elencando as promessas.
Sem poder contratar a execução de nenhum dos projetos acima citados, por impedimentos da legislação, Braide parte para o estelionato eleitoral, ao prometer algo que não poderá cumprir até 31 de dezembro deste ano, quando termina a atual gestão.
jul
Arari, uma cidade que se destaca cada vez mais no cenário educacional do Maranhão, celebra mais uma conquista significativa. O Prefeito Rui Filho foi agraciado, nesta sexta-feira (26), com o Selo Ouro da Educação, uma premiação que reconhece a excelência do trabalho desenvolvido na educação municipal.
O reconhecimento veio em uma cerimônia solene realizada na Unidade Regional de Educação em Viana. O Governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, elogiou publicamente o Prefeito Rui Filho, destacando o empenho e a dedicação da gestão municipal na melhoria da qualidade da educação.
“Prefeito Rui, quero parabenizar o senhor, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, todos os professores e professoras da rede municipal. O senhor ganhou o selo Prefeito da Educação, selo ouro, medalha de ouro”, declarou Felipe Camarão em um vídeo divulgado nas redes sociais do prefeito.
Ele destacou a importância das parcerias realizadas com o Governo do Estado e o Governo Federal, além do foco na alfabetização e no desempenho dos alunos do quinto e nono anos. “Significa que o senhor está no caminho certo. Fez o dever de casa, fez a parceria com o governo do estado, com o governador Carlos Brandão, fez a parceria com o presidente Lula e caprichou na alfabetização, caprichou no quinto ano, caprichou no nono ano, atingiu todas as metas, tanto que a gente teve que ampliar a sua meta.”
Felipe Camarão enfatizou que a avaliação que conferiu o selo foi realizada por uma instituição externa, garantindo a imparcialidade e a seriedade do reconhecimento. “Quero dizer que agora o senhor recebe oficialmente este selo de Prefeito da Educação, selo ouro, repito, tá aprovado, a avaliação não foi feita pela prefeitura e também não foi feita pelo governo do estado, foi uma instituição externa, lá da federal de Juiz de Fora, atestando o trabalho sério e competente seu e da sua equipe. Parabéns Prefeito Rui, tá no caminho certo.”
jul

Unesco reconhece Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi aprovado como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (26) durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que está reunido na cidade de Nova Deli, na Índia, desde o dia 21 deste mês. Com a decisão, o destino maranhense passa a figurar como de grande relevância para gerações do mundo inteiro.
Com a aprovação do título para os Lençóis Maranhenses, o Brasil passa a contar com nove localidades reconhecidas como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco: Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP), Costa do Descobrimento (BA/ES), Amazônia Central (AM), Pantanal (MT/MS), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).
A aprovação do destino maranhense foi comemorada pelo governo estadual, que enviou uma comitiva para acompanhar todo o processo ao longo dos últimos dias. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, que lidera a comitiva, afirmou que o título amplifica a importância e a visibilidade dos Lençóis Maranhenses para o mundo.
“Para a gente é motivo de muito orgulho estarmos aqui, em Nova Deli. Agora os Lençóis Maranhenses são Patrimônio Mundial da Humanidade. Essa é uma grande conquista para o Maranhão. Sem dúvida este reconhecimento fortalecerá o turismo e a preservação deste tesouro natural maranhense, que gera emprego e renda no nosso estado. E, claro, aumenta nossa responsabilidade e compromisso com esta riqueza natural única”, assinalou o governador Carlos Brandão.
Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, embaixador do Brasil para a Índia e Butão, afirmou que a inclusão dos Lençóis Maranhenses na lista de Patrimônio Mundial Natural da Unesco é um claro reconhecimento do compromisso dos governos do Brasil e do Maranhão com a preservação do meio ambiente.
“Este título reforça todas as políticas públicas de preservação de nossas riquezas naturais, além do nosso compromisso com as comunidades locais, que vivem nessas regiões. E faz também com que a gente volte nossos olhos para o futuro, sobretudo das próximas gerações. A partir de agora vamos trabalhar mais fortemente para colocar os Lençóis Maranhenses cada vez mais no mapa do turismo do cidadão indiano e de todos os países do mundo”, afirmou Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega.
Os secretários estaduais Pedro Chagas (Meio Ambiente e Recursos Naturais) e Socorro Araújo (Turismo) também integram a comitiva maranhense em Nova Deli. Eles receberam a notícia com muita alegria e ressaltaram a importância tanto para a economia quanto para a preservação da localidade.
Para a secretária de Turismo, Socorro Araújo, os olhos do mundo voltados para o estado representam um compromisso maior com a preservação do destino maranhense e também uma propulsão maior para o turismo.
“Esse título de Patrimônio Mundial Natural é mais um grande estímulo para todos nós e fortalece todas as políticas e investimentos do Governo do Maranhão na promoção dos Lençóis Maranhenses como destino turístico. E gera um compromisso maior de toda a cadeia produtiva do turismo de sustentabilidade e responsabilidade social. Também gera novas oportunidades de investimentos, geração de emprego, renda e maior visibilidade para todos os nossos polos turísticos naturais”, disse Socorro Araújo.
Já o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, ressaltou que esse título faz com que Barreirinhas, que é a porta de entrada do Parque Nacional, seja conhecida no resto do mundo mais do que já é.
“Hoje todo o mundo reconhece os Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural. Na prática isso significa levar os Lençóis Maranhenses para todos os cantos do mundo. E coloca sobre nós um empenho ainda maior na preservação não apenas da região, mas de todos os nossos biomas, bacias hidrográficas, fauna e flora. Então, é um dia histórico para o Maranhão”, frisou Pedro Chagas.
Candidatura a Patrimônio Mundial Natural
A documentação para a candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi concluída em 2018, mas o processo foi interrompido na gestão anterior do governo federal.
A candidatura do parque tem sido estudada desde agosto de 2023, quando avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), contratados pela Unesco, visitaram o Maranhão para uma avaliação técnica.
Durante a visita, os avaliadores, acompanhados por representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e Governo do Estado, examinaram aspectos como: beleza natural e aspectos geomorfológicos do sítio; integridade do sítio, incluindo limites e proteção da área; situação do plano de manejo, que inclui a situação dos moradores nativos e ações de conservação; e atuação dos prestadores de serviços turísticos.
Patrimônio Mundial Cultural e Natural
O título de Patrimônio Mundial Cultural e Natural concedido pela Unesco busca incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade, que passam a ser reconhecidos como patrimônio de todos os povos.
A categoria Patrimônio Natural compreende formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas, além de áreas com valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal.
Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza.
Suas paisagens são deslumbrantes, com imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto, mas as águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável.
jul
A convenção do PSD, que lançou o prefeito Eduardo Braide como candidato à reeleição, foi marcada por confusão, desorganização e truculência nesta quinta-feira (25).
Logo no início, uma senhora presente no local foi derrubada pela comitiva do prefeito enquanto tentava se aproximar do mandatário. A cena logo correu pelas redes sociais, onde foi constatado que a senhora trata-se de Graça Mendonça, ex-assessora do ex-deputado estadual Marcelo Tavares, atualmente conselheiro do TCE. Ela teria mais de 80 anos de idade.
Em outro momento, enquanto se preparava para falar com a imprensa, Braide foi truculento ao afastar as pessoas que estavam aglomeradas ao seu redor. Chamou a atenção o fato de o próprio prefeito tomar a atitude, em vez de deixar a responsabilidade para o cerimonial, equipe comum em eventos desse tipo.
Mesmo ocorrendo em um espaço pequeno, a convenção não escapou de outros perrengues. Também nas redes sociais, pessoas notaram que o fundo do palco estava sendo instalado enquanto o ato acontecia.
Mesmo assim, aos trancos e barrancos, a solenidade foi levada até o fim e lembrou a forma como muitas das ações municipais são tocadas pelo poder público, onde Braide pretende permanecer por mais quatro anos.
jul
Desta vez, o afastamento da gestora luminense pelo período de 90 dias é consequência de fraude em um contrato de R$ 23,3 milhões com o Instituto de Gestão de Políticas Públicas – IGPP, uma Organização Social de Saúde – OSS.

Paula da Pindoba coleciona três afastamentos do cargo…
A pedido do novo Promotor de Justiça de Paço do Lumiar, Jorge Luís Ribeiro de Araújo, o Juiz de Direito Titular do Termo Judiciário da 1ª Vara de Paço do Lumiar, Gilmar de Jesus Everton Vale, determinou na manhã desta sexta-feira (26) um novo afastamento da prefeita do município, Maria Paula Azevedo Desterro, conhecida popularmente como “Paula da Pindoba” (PCdoB) do cargo.
De acordo com a decisão a qual o Blog do Domingos Costa teve acesso (confira a íntegra abaixo), o novo pedido do novo Promotor de Paço do Lumiar, diz respeito a fraude em licitação na contração do Instituto de Gestão de Políticas Públicas – IGPP (Organização Social de Saúde – OSS) em fevereiro de 2023 pelo valor R$ 23.399.716,02 (vinte e três milhões, trezentos e noventa e novo mil, setecentos e dezesseis reais e oito centavos), tendo sido aditivado por mais 12 (doze) meses.
O Ministério Público diz que em relação a idoneidade do Instituto de Gestão de Políticas Públicas, a investigação teve início após delação de Luiz Vagner Silveira Golembiouski, proprietário da Empresa Med Clin Serviços Médicos Ltda, contratada pelo Instituto de Gestão de Políticas Públicas – IGPP para fornecer profissionais de saúde ao Município de Sinop, relatando que no bojo da investigação houve a decretação de prisões em período contemporâneo a contratação do referido instituto pelo Município de Paço do Lumiar/MA.
“O valor do contrato é exorbitante e tece um comparativo com as argumentações contidas no Mandado de Segurança nº 0802614- 02.2024.8.10.0049 impetrado pelo Instituto de Gestão de Políticas Públicas em face de ato da Secretaria de Saúde do Município de Paço do Lumiar/MA, a partir do qual, segundo aduz, foi possível identificar que os salários bruto dos funcionários colaboradores geridos pelo instituto atinge o valor de R$ 11.000,00 (onze mil reais). ” Ressalta o MP-MA.
Acrescenta que os pagamentos realizados ao Instituto de Gestão de Políticas Públicas ao longo da contratação não condizem com a realidade da saúde pública que relata encontrar-se em estado precatório e indica que no ano 2023, no período de 09 (nove) meses, houve a transferência de R$ 10.716.378,47 (dez milhões, setecentos e dezesseis mil, trezentos e setenta e oito reais e quarenta e sete centavos) e que referidos pagamentos se protraem ao exercício financeiro de 2024.
“Com o relato fático, sustenta a existência de ato de improbidade administrativa envolvendo a contratação do Instituto de Gestão de Políticas Públicas em vista ao seu favorecimento e a existência de lesão ao erário público ante a atual situação do sistema de saúde municipal, oportunidade em que o Autor menciona a existência de relatório elaborada por Comissão de Avaliação que corrobora o descumprimento contratual por parte do instituto Rafael Arcanjo.” Diz trecho da decisão.
– Afastada por 90 dias
Ainda conforme a decisão, o Magistrado argumenta que o afastamento do Prefeito Municipal por 90 (noventa) dias, tem como escopo apenas garantir a perfeita instrução processual, evitando quaisquer influência ou retaliação por parte de autoridades, em respeito ao disposto no parágrafo único, do art. 20, da Lei 8.429/92, o que não se traduz em descontinuidade administrativa municipal, porquanto assume o cargo o sucessor legal, não trazendo assim prejuízo aos munícipes, ficando afastada eventual lesão a ordem pública.
“Diante do todo o exposto, RECEBO a petição inicial, ante a ausência de elementos que fundamentem a sua rejeição liminar (art. 17, § 7º da Lei 8.429/92). E, em sequência, CONCEDO A MEDIDA DE URGÊNCIA PLEITEADA e determino o afastamento provisório da Sra. MARIA PAULA AZEVEDO DESTERRO do cargo de Prefeita do Município de Paço do Lumiar/MA, pelo prazo de 90 (noventa dias) dias, a contar da data de publicação desta decisão, sem prejuízo de sua reiteração”, determina Gilmar de Jesus Everton Vale.
– CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DA DECISÃO –
– CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DO PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO –
jul

Vinicius Vale anuncia Daniel Júnior como pré-candidato a vice-prefeito de Barreirinhas.
Após uma reunião marcada pela união e entusiasmo, Vinicius Vale, o pré-candidato à Prefeitura de Barreirinhas pelo MDB, anunciou oficialmente nas redes sociais, nesta quinta-feira (25), o jovem Daniel Júnior como seu pré-candidato a vice-prefeito. Ele foi o vereador mais votada da cidade na eleição municipal passada com 1.275 votos.
A dupla promete uma campanha vigorosa e representativa, focada no desenvolvimento da cidade e no bem-estar de seus moradores. “É com imensa alegria que anuncio o jovem Daniel Júnior como o nosso pré-candidato a vice-prefeito em nossa chapa. Juntos, com força e representatividade, vamos cuidar da nossa cidade e da nossa gente”, declarou Vinicius Vale em suas redes sociais.
– Apoio estratégico e liderança nas pesquisas
Vale lembrar a divulgação de uma pesquisa realizada pelo instituto PREVER, que aponta liderança de Vinicius Vale na corrida eleitoral. No cenário espontâneo, Vinicius Vale aparece com 25,6% das intenções de voto, seguido por Léo Costa com 12,4% e o atual prefeito, Amílcar Rocha, com 11,8%. Outros candidatos, como Iracema Vale e Joab Marreiros, têm 0,7% das intenções cada um, enquanto votos brancos e nulos somam 5,6%. Os indecisos, ou aqueles que não souberam ou não quiseram responder, totalizam 43,1%, e outros candidatos não especificados têm 0,2%.
– Vice-prefeito rompe com Amílcar Rocha e apoia Vinicius Vale
Além disso, o atual vice-prefeito de Barreirinhas, Antônio Diretor (PL), anunciou sua saída da base do prefeito Amílcar Rocha (PCdoB), que busca a reeleição, e sua adesão à pré-candidatura de Vinicius Vale. A decisão foi comunicada após uma reunião com a direção estadual do Partido Liberal e membros da sigla no município.
– União e estratégia para o futuro de Barreirinhas
Vinicius Vale expressou sua gratidão pelo apoio recebido e destacou a importância de um grupo forte e unido. “Agradeço ao nosso grupo por cada dia seguirmos avançando em nosso projeto político em favor de Barreirinhas”, disse. Com a inclusão de Daniel Júnior na chapa e o apoio de Antônio Diretor, Vinicius Vale se posiciona como um forte candidato na disputa pela prefeitura, prometendo uma campanha marcada pela união e pela busca por melhorias para Barreirinhas.
jul

Brandão vai à Índia pleitear título de Patrimônio Natural da Humanidade para os Lençóis Maranhenses
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, embarcou na madrugada desta quinta-feira (25) rumo à 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Delhi, na Índia.
O objetivo é defender a candidatura dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco. Brandão ficará afastado do cargo até 31 de julho, quando termina a missão no país. Durante esse período, o vice-governador Felipe Camarão assume interinamente o governo.
Acompanham o governador na comitiva o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Ramscheid; e o diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro da Cunha.
Em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) realizaram visitas in loco ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, cumprindo a primeira etapa da avaliação técnica para confirmar e validar as informações sobre os requisitos básicos contidos no dossiê de candidatura.
O relatório foi entregue à Unesco e recebeu parecer favorável em junho reconhecendo que o Parque, único brasileiro a concorrer na edição 2024 do prêmio, está apto a concorrer ao título que será entregue nesta semana a um dos sítios candidatos.
O início da agenda será nesta sexta-feira (26), quando iniciam os trabalhos sobre as nomeações para a lista do Patrimônio Mundial, na qual devem estar os locais candidatos ao título. Brandão deverá fazer um pronunciamento à mesa, apresentando os motivos que fazem o Parque dos Lençóis Maranhenses merecer essa conquista.
A outra agenda da missão ao Oriente é a visita à Embaixada do Brasil na Índia, marcada para o dia 29. A delegação brasileira deverá ser recebida pelo embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, em sua residência oficial. Junto a autoridades do governo da Índia e investidores locais, será feita uma apresentação especial dos Lençóis em busca de parcerias em diferentes áreas, bem como a aproximação entre as duas nações.
O Maranhão já conta com dois importantes reconhecimentos por parte da Unesco. Desde 1997 o Centro Histórico de São Luís foi incluído no Patrimônio Mundial da Humanidade em razão das suas características urbanas, que remetem ao período colonial português. O Bumba meu boi do Maranhão recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019. O estado vive agora a expectativa de emplacar o terceiro título e ganhar ainda mais prestígio e valorização internacional.
O apoio pela candidatura
Em fevereiro de 2023 Carlos Brandão esteve na França, liderando encontro com o presidente da Conferência-Geral da Unesco e delegado permanente do Brasil junto ao organismo, o embaixador Santiago Irazabal Mourão. O governador aproveitou a oportunidade para reforçar a candidatura dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade.
Durante o período de candidatura, o Maranhão recebeu o apoio de diversas autoridades. O presidente Lula enviou carta para a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay, recomendando a candidatura dos Lençóis ao selo de Patrimônio Natural da Humanidade.
Lula ressaltou a beleza única do lugar, onde o deserto e o mar se encontram criando uma paisagem única. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem grande importância ecológica e econômica para as comunidades locais e para o Brasil, com uma biodiversidade singular animal e vegetal, incluindo algumas espécies ameaçadas de extinção.
O ex-presidente da República José Sarney também defendeu a candidatura junto à diretora-geral da Unesco. Sarney recordou de sua atuação enquanto presidente e quando parlamentar, no processo que levou à declaração da cidade de São Luís como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1997.
Mais recentemente, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi outra autoridade que apoiou publicamente a candidatura. Ela recebeu Brandão no Ministério e discutiu o tema, deixando a sua torcida para que o título venha acompanhado de mais preservação ambiental.

