15
out
2024

Receita Federal apreende no aeroporto de São Luís mais de uma tonelada de “grude”, bucho seco de pescada 

De acordo com a Receita Federal, as bexigas natatórias não tinham comprovação de regularidade fiscal e ambiental.

Mais de mil toneladas de bexigas natatórias são apreendidas. Foto: Divulgação / Receita Federal

Mais de mil toneladas de bexigas natatórias são apreendidas. 

Na manhã desta terça-feira (15) a Receita Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Divisão de Vigilância e Repressão, apreendeu no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, uma carga de 1,1 tonelada de bexiga natatória, que são bucho seco do peixe pescada, também conhecido como “grude”, usada em diversos produtos.

Segundo a Receita Federal, o material, que não possuía comprovação de regularidade fiscal e ambiental, tinha como destino o estado do Pará.

A bexiga natatória, usada na culinária e medicina tradicional asiática, possui alto valor comercial, o que estimula sua exploração ilegal.

A carga foi entregue ao Ibama para providências administrativas, já a documentação será encaminhada às autoridades policiais para responsabilização criminal dos envolvidos.

– E MAIS

A bexiga natatória, que são bucho seco do peixe pescada, também conhecido como “grude” é usado usada na fabricação de cola e como fixador para cosméticos; industrializada para obter uma gelatina de alta qualidade, que é usada como agente clarificante em bebidas como cerveja, vinho, cidra e vinagres.  E na China, é um produto muito popular devido às suas propriedades nutricionais e medicinais. 

– Outra apreensão

No último dia 30 de setembro, a Receita Federal apreendeu, em São Luís, cerca de 185 kg de barbatanas de tubarão-azul (Prionace Glauca), que está ameaçada de extinção. A prática é conhecida como ‘Shark finning’, na qual tubarões são capturados e as nadadeiras, conhecidas popularmente como barbatanas, são capturados.

Segundo a Receita, a carga estava distribuída seis volumes e iram para a China, onde a barbatana do tubarão é considerada item de luxo em algumas ‘sopas ostentação’ que são consumidas por até 500 dólares o prato. O preço da barbatana, por quilo, pode chegar a três mil dólares no mercado mundial.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!