19
set
2024

Tenente Coronel denuncia criação de milícia por parte de prefeito do interior do MA para atuar nestas eleições

Esposo da candidata prefeita pelo PSB de Cajari, Walteir Araújo dos Santos Filho, também denuncia que foi ameaçado de morte, na porta de sua casa, pelo prefeito do município, Constâncio Souza.

O Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Walteir Araújo dos Santos Filho, denunciou por meio do Boletim de Ocorrência nº 242104/2024 (cópia acima), registrado na manhã desta quinta-feira (19) às 11h23 na 6ª Delegacia Regional de Viana, a formação de uma milícia (grupo armado que atua de forma paralelo das forças de segurança do Estado) no município de Cajari.

De acordo com o documento o qual o Blog do Domingos Costa teve acesso, a milícia que atua fortemente nestas eleições, foi criada pelo atual prefeito que busca a reeleição, Constancio Souza, do partido União Brasil.

Walteir explica que o grupo de milicianos tem agido não apenas para garantir a segurança privada do prefeito, como também na compra de votos de Cajari e intimidando parte da população mais vulnerál, principalmente, na zona rural do município onde se encontra os mais fraco politicamente.

“O prefeito vem adotando uma prática intimidadora no eleitor com homens armados com rádio de comunicação, usando a máxima ‘se não votar entra na bala'”. afirmou o Tenente Coronel ao Blog do Domingos Costa.

– Boletim de Ocorrência 

Conforme a ocorrência, o prefeito Constâncio em ato de desespero, na noite desta quarta-feira(18) foi até a porta da residência do Ten. Cel. Walteir, em Cajari, e o ameaçou de morte. O PM-MA além de registrar a Boletim, pediu proteção e providências do Estado à sua integridade física.

A explicação para o ato do prefeito é pelo fato de que o Ten. Cel. é esposo da candidata a prefeita de pelo PSB, Camyla Jansen, apoiada em Cajari pelo governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB) e que lidera com larga vantagem a disputa eleitoral.

No documento, Walteir detalha quem são os membros da milícia criada pelo prefeito. “Inclusive quando o comunicante chegou nesta Delegacia, no dia de hoje, para registrar sua ocorrência, encontrou com Constancio e vários milicianos, dentre eles o Agente de Polícia Civil Márcio Henrique Lopes Muniz, que se encontra na ativa, porém afastado de suas funções de Polícia Civil em decorrência de Atestado Médico; que no entanto, apresenta higidez física para desempenhar atividade privada como segurança do prefeito de Cajari”, relata o B.O.

Ainda, conforme a ocorrência, os nomes dos demais integrantes da milícia são descritos com precisão: “Comunica que também faz parte da equipe de milícia o segundo tenente PM-MA RR, JoãoFfrancisco Marques Coelho, conhecido como “João Chico”, que também tem conhecimento do Sargento PM da ativa, conhecido por Nicola em Cajari; que também tem outro Policial PM conhecido como “Jorge de Zé Prego”, da ativa; que além desses citados, tem mais seis que também fazem parte dessa milícia; que no momento que Constancio foi até a residência do comunicante, ele estava acompanhado com todos os referidos milicianos, os quais se fizeram presente nesta delegacia neste dia 19/09/2024.”

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!