mar
2016
Comissão de Jovens Advogados usa nome da OAB-MA em ato ‘politiqueiro’ do PMDB
Um grupo de advogados liderados pelo inexperiente Misael Mendes da Rocha Júnior, presidente da CJA – Comissão de Jovens Advogados da OAB-MA, protagonizou um episódio vexatório para a Seccional na manhã desta quinta-feira(03).
Tudo aconteceu logo após a palestra “Conversando com a Sociedade – Uma visão constitucionalista”, na sede da OAB-MA, ministrada pelo vice-presidente da República, Michel Temer.
Misael decidiu ir até a residência do Senador João Alberto(PMDB), e em nome da Comissão da OAB, posar em fotos que logo se espalharam pelas redes sociais, com a seguinte legenda: “Presença da CJA na casa do senador João Alberto após palestra do vice presidente Michel Temer” (sic). A imagem foi publicada por um dos advogados que acompanhava a caravana.
A reação foi imediata de advogados no grupo de WhatsApp “Jovens Advogados MA”, condenando a ação politiqueira da Comissão da Seccional.
A ação de usar o nome da instituição em um ato político na casa de João Alberto, foge do real objetivo da instituição, tira da OAB-MA o protagonismo de instituição independente. E faz do órgão um mero curral eleitoral.
A Comissão de Jovens Advogados é uma das mais importantes, pois tem a missão de congregar os advogados em início de carreira, possui grande destaque no cenário jurídico, por também acompanhar permanente os jovens profissionais.
O presidente da Comissão ainda tentou justificar o ato atrapalhado, mas já era tarde. “Como presidente da CJA, quero contestar o colega que afirmou que eu sou militante do PMDB, pois, não sou eu e nunca fui filiado a nenhum partido, mais estávamos em um cofee break onde estava o vice presidente. Essa é a informação oficial, mais inventem o que quiserem.”, disse Misael Mendes após o estrago já feito.
Diante da atitude dos “noviços” espera-se, ao menos, uma manifestação do presidente Thiago Diaz da Seccional do Maranhão, no sentido de punir os autores.
O presidente é convivente com a transformação da OAB em palanque político partidário?
Foi isso que pregou durante sua vitoriosa campanha?
Estava na primeira reunião da CJA em 2016, quando o Presidente, Dr. Misael Jr., falou que era militante do PMDB. Desde aquele dia, sabia que a CJA estava nas mãos erradas. Depois daquilo, falou que traria o vice- Presidente Temer para a OAB e levou.
Se antes o problema era que a OAB estava com Flávio Dino, hoje ela está no colo de Sarney e do seu PMDB.