Ministério Público do Maranhão instaura inquérito para apurar movimentações irregulares de recursos públicos em Governador Nunes Freire.

Prefeito Josimar da Serraria na mira do MP-MA.

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Governador Nunes Freire, instaurou o Inquérito Civil SIMP nº 012469-750/2024, publicado nesta sexta-feira (18), após a conversão de uma Notícia de Fato, para apurar possíveis movimentações irregulares de recursos públicos.

As irregularidades foram identificadas no Relatório de Inteligência Financeira (RIF) nº 90839.7.150.7526 do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

O inquérito tem como foco a investigação de movimentações financeiras suspeitas envolvendo recursos públicos, apontadas pelo COAF.

A Promotoria irá realizar diligências para coletar informações, depoimentos e certidões com o intuito de verificar a veracidade das irregularidades e preparar uma eventual Ação Civil Pública para garantir a preservação do patrimônio público e a moralidade administrativa.

A decisão do Condomínio Condomínio San Gabriel acaba criando um novo embaraço. Para onde vai a vítima, no caso, a esposa do delegado que está em processo de  separação?

Condomínio expulsou o delegado do apartamento 201 do prédio San Gabriel na Ponta da D’Areia em São Luís.

O Condomínio San Gabriel, localizado na Ponta da D’Areia em São Luís, emitiu uma notificação nesta quinta-feira (07) na qual expulsa o delegado de Polícia Civil do Estado do Maranhão, Marcelo Fernandes Santos (50 anos), titular da Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop), do apartamento 201.

A decisão, segundo o documento, que o Blog do Domingos Costa teve acesso, é decorrente “de um grave incidente ocorrido na última terça-feira (dia 15/10/2024), ocasião que Marcelo Fernandes dos Santos ameaçou e disparou por duas vezes contra sua esposa [Maria Osana Batista Miranda] na área do estacionamento superior, o que gerou um clima de pânico entre os moradores do condomínio. As autoridades de segurança foram acionadas e a Polícia Militar compareceu ao local, efetuando a prisão do referido indivíduo, que apresenta transtornos psiquiátricos comprovados por laudos periciais.” diz a notificação.

Ainda conforme o síndico do prédio, atualmente, o delegado se encontra detido, mas pode ser liberado a qualquer momento. Devido a essa possibilidade e ao clima de insegurança gerado, os moradores manifestaram o desejo de não mais conviver com a presença do delegado no condomínio.

“Em minha função como síndico e representante do Condomínio San Gabriel, entrei em contato com a Corretora DLei Empreendimentos Imobiliários Ltda, onde conversei com a Simone, que já estava ciente dos fatos, dada a repercussão na mídia. Solicitei a imediata rescisão do contrato do inquilino, e a Corretora pediu que fosse realizada uma notificação formal, a qual deve ser enviada para o e-mail dleiempreendimentos@hotmail.com, a fim de que iniciem o processo de rescisão contratual. Por esse motivo, venho por meio desta notifica-la.” Completa.

– E a esposa do delegado, vai para onde?

A decisão do Condomínio Condomínio San Gabriel acaba criando um novo embaraço. Para onde vai a vítima, no caso, a esposa do delegado que está em processo de  separação?

Pelo fatos noticiados pela imprensa, a senhora Maria Osana Batista Miranda está sofrendo abuso psicológico, patrimonial e financeiro, vez que judicialmente, ainda é casada oficialmente com o Delegado.

E é exatamente ela que ocupa o imóvel…

Vale destacar ainda, que dos cinco tipos de violência praticados contra a mulher, já se observa a prática de quatro contra a esposa do delegada: física, psicológica, patrimonial e a moral.


LEIA TAMBÉM:

– Delegado da Polícia Civil atira duas vezes contra a ex-mulher é preso em flagrante em São Luís

EXCLUSIVO: Veja o momento que o delegado Marcelo Fernandes atira contra a ex-mulher

Investigação sobre venda de sentenças chega a ministro do STJ. Apuração da Polícia Federal deve ser enviada ao Supremo Tribunal Federal.

A capa da Revista VEJA desta semana estampa o escândalo da venda de sentença no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Conforme a reportagem, a VEJA teve acesso à íntegra do que foi encontrado no celular do advogado Roberto Zampieri. Mantido sob sigilo desde que foi apreendido, há mais de dez meses, o conteúdo do aparelho já deu origem a duas outras investigações distintas, além do inquérito da Polícia Federal.

A primeira, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça, resultou no afastamento de um juiz e dois desembargadores de Mato Grosso envolvidos com a quadrilha.

Já no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, foi aberta uma sindicância para apurar o envolvimento de servidores dos gabinetes dos ministros Isabel Gallotti, Og Fernandes, Nancy Andrighi e Paulo Moura Ribeiro.

A investigação interna não encontrou até o momento nenhuma evidência de participação dos magistrados, mas já identificou dois funcionários suspeitos de comercializar as decisões – um deles, inclusive, está desaparecido desde que o caso foi revelado por VEJA no início do mês e já foi preventivamente afastado de suas funções.

Os diálogos e os documentos recuperados mostram que havia negociações para que casos envolvendo interesses milionários fossem postergados pelo tribunal, manipulação de mandados de buscas e apreensões, vazamento de pedidos de prisão e até rascunhos de decisões que, a depender do avanço das negociatas, poderiam se materializar ou simplesmente desaparecer sem deixar vestígio.

O caso é nitroglicerina pura..

Ministério Público instaurou Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades em processos licitatórios da Prefeitura de Maranhãozinho.

A investigação é, também, contra a gestão da prefeita Maria Deusa Lima Almeida, a “Deusimha”.

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) instaurou um Inquérito Civil para apurar possíveis irregularidades nos processos licitatórios envolvendo a Prefeitura Municipal de Maranhãozinho, sob a gestão da prefeita Maria Deusa Lima Almeida, a “Deusimha”, e a empresa Águia Farma Distribuidora de Medicamentos Ltda. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº PJGNF-102024, publicada nessa quinta-feira (17).

O inquérito é originado da conversão da Notícia de Fato registrada sob o número SIMP 016833-500/2022, e tem como objetivo investigar possíveis desvios que possam comprometer o patrimônio público e a moralidade administrativa. A promotoria irá realizar a coleta de depoimentos, certidões e outras diligências necessárias para a eventual propositura de uma ação civil pública.

Segundo a Portaria, a Promotoria de Justiça de Governador Nunes Freire, à qual o inquérito está vinculado, nomeou Cristiane de Cássia Lima Silva como secretária dos autos do processo. A íntegra do procedimento será incluída no Sistema de Investigação e Movimentação Processual (SIMP) do MPMA e deverá ser registrada e publicada no Diário Eletrônico do MPMA, além de outros documentos correlatos que serão extraídos do portal do Tribunal de Contas da União (TCU).

Ainda repercute e, muito, as declarações do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sobre os deputados federais do seu partido no estado do Maranhão.

A fala de Bolsonaro ocorreu nesta quinta-feira (17), durante uma entrevista à Rádio Online AuriVerde Brasil, ao criticar uma declaração do presidente nacional do seu partido, Valdemar Costa Neto, que ao “O Globo”, disse que no Maranhão “não existe bolsonaristas”.

Bolsonaro além de não ter gostado da fala de Valdemar, aproveitou para chamar os deputados federais maranhense Josimar Maranhãozinho e Pastor Gildenemyr de “bandidos, corruptos e marginais”.

“No Maranhão, não vai ficar como tá. Eu sei que sou presidente de honra, apenas presidente de honra do partido [PL], não mando nada aqui, mas não tem clima, do nosso pessoal permanecer no partido, passando mão na cabeça de marginais. Quando eu cheguei em Imperatriz, há questão de quatro semanas, tinha havido uma busca e apreensão na casa de dois deputados do PL, o Maranhãozinho e o Pastor Gil, e as notícias lá o seguinte, ‘deputados do Bolsonaro apanhados em corrupção’. Eu não devo nada a ninguém, não sou dono da verdade e pai da ética, mas se esses parlamentares continuarem no partido, a gente não tem como realmente falar que o PL é um partido diferente”, afirmou o ex-presidente.

Bolsonaro completa: “Ou expulsa esses dois, mais uma vez, não é a primeira vez não, pego em corrupção, ou então, fica difícil a gente falar que o PL é um partido diferente. E outra coisa, deixar bem claro, eu sei que não sou nada no partido, agradeço muito o Valdemar, por ser presidente de honra, mas candidato a 2026 é Jair Messias Bolsonaro”, completou.


LEIA TAMBÉM:

– VÍDEO: Ex-presidente Bolsonaro chama Josimar Maranhãozinho de bandido

VÍDEO: Bolsonaro não poupa nem o pastor Gildenemyr e chama o deputado de corrupto

Rosangêla foi eleita segunda vereadora mais votada de Imperatriz.

Rosângela foi eleita segunda vereadora mais votada de Imperatriz.

O abrir das urnas destas eleições na segunda maior cidade do Maranhão, trouxe – de volta – à tona, a cirurgiã Dentista Rosângela Curado (PL), que se elegeu vereadora de Imperatriz com expressivos 2.384 votos, a segunda mais votado, atrás apenas de Adhemar Freitas Júnior (MDB).

O retorno de Curado ao cenário político é merecido. Ela já foi candidata a prefeita em duas ocasiões e chegou a assumir cadeira de deputada federal quando foi suplente pelo PDT.

Os percalços ficaram para o passado, após todos os perrengues da vida política, Rosângela está mais determinada, concentrada e, obviamente, mais experiente.

É esperado um grande mandato na Câmara de Vereadores de Imperatriz. E, aliás, o desempenho de Curado nas urnas, inclusive, a habilita como uma concorrente competitiva à uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão em 2026.

Mas essa é outra história…

O prefeito eleito Rafael usou suas redes sociais, nesta quinta-feira (17), para manifestar apoio ao deputado estadual Roberto Costa na disputa pela presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM). A FAMEM é uma entidade de grande importância para a articulação dos interesses municipais no estado e, consequentemente, a escolha de seu presidente tem gerado grande expectativa no cenário político maranhense.

Em um vídeo publicado no Instagram, Rafael destacou sua longa trajetória ao lado de Roberto Costa, afirmando que conhece o parlamentar há mais de uma década e tem acompanhado sua atuação política de perto. “Nós estamos num processo pré-eleitoral da FAMEM, Federação dos Municípios Maranhenses. Passando aqui para defender o nome do deputado Roberto Costa, deputado que eu conheço há 10 anos”, afirmou o prefeito eleito. Rafael enfatizou que ambos têm trabalhado juntos na Assembleia Legislativa e que, nesse período, pôde observar de perto as qualidades de liderança de Costa.

Capacidade de articulação política e união

No pronunciamento, Rafael ressaltou a capacidade de articulação política de Roberto Costa, qualificando-o como uma figura capaz de unir os gestores municipais em torno de pautas comuns para o fortalecimento das cidades. “Sei da sua capacidade de articulação política, sei da sua capacidade de unir as pessoas”, declarou Rafael, expressando confiança na habilidade de Costa de liderar e construir pontes entre os diferentes grupos políticos do estado.

A confusão aconteceu dentro da mansão no Alphaville Araçagy que está sendo alvo de disputa judicial entre a estudante de medicina Bruna Vital Pereira Moreira e seu ex-marido, o Nutrólogo Reges Sales da Silva.

Confusão das grandes dentro do luxuoso condomínio Alphaville Araçagy, o mais requintado do Maranhão. O Blog do Domingos Costa teve acesso ao um vídeo (assista acima), no qual Policiais Militares tentam intervir em uma briga envolvendo a empresária Leuda Sousa da Silva e a estudante de medicina Bruna Vital Pereira Moreira.

Leuda Silva é mãe do Nutrólogo Reges Sales da Silva, com quem Bruna Vital está em fase de separação e tem dois filhos, um de 2 (dois) anos e outra de apenas 10 (dez) meses.

Não é possível identificar o dia da confusão, se aconteceu nesta quinta-feira (17) ou data anterior.

De certo mesmo que o motivo da confusão diz respeito a disputa pelo imóvel. Bruna Vital reivindica a residência no Alphaville onde morou com Dr. Reges. Ela alega que teve participação majoritária na compra da casa, por sua vez, Leuda Silva sustenta que o restante da propriedade está financiada em seu nome.

Conforme o vídeo, é possível ouvir o momento que a mãe do Nutrólogo (de blusa vermelha) chama Bruna (de camisa branca) de “assassina”; a irmã da estudante de medicina rebate e diz que Reges Sales agredia a ex-mulher.

– Intecs

A empresária Leuda Silva é dona do Instituto Nacional de Tecnologia, Educação, Cultura e Saúde (Intecs) que até no ano passado tinha contrato milionário com a prefeitura de São José de Ribamar para prestava serviço ao Hospital Municipal e Maternidade, mas foi rescindido unilateral pelo Município por razões até hoje não explicadas.

Hoje, ao conhecimento público, a entidade possui contrato com a prefeitura de Paço do Lumiar e, também, relação contratual “bem gorda” com a prefeitura de São Paulo – SP, na gestão Ricardo Nunes.

No site do Intecs, o endereço da entidade está descrito na Avenida dos Holandeses, nº 6916 – Edifício Marcus Barbosa Intelligent Office, Conjunto 410-A Calhau, em São Luís. Contudo, o CNPJ o “Instituto Nacional de Tecnologia, Educação, Cultura e Saúde”, registrado na Receita Federal, mostra outro endereço: na Avenida Coronel Colares Moreira, 801 – c, no Centro Empresarial Vinícius de Moraes.


LEIA TAMBÉM:

Usando a Lei Mª da Penha, juíza concede decisão de mulher contra mulher para beneficiar marido

Advogado Jorge Arturo representou o pentacampeão de futebol, Cafu, no processo sobre mansão de R$ 40 milhões.

Advogado Jorge Arturo representou o pentacampeão de futebol, Cafu, no processo sobre mansão de R$ 40 milhões.

O advogado maranhense Jorge Arturo, que representou Cafu, ex-lateral direito da Seleção Brasileira, no processo que tentava evitar o leilão da mansão do ex-jogador, fracassou.

A Justiça de São Paulo homologou a arrematação realizada no leilão que colocou à venda a mansão. Em decisão publicada nesta quarta-feira (16), o juiz Bruno Paes Straforini, da 1ª Vara Cível de Barueri, oficializou a homologação do certame e rejeitou os dois últimos recursos apresentados por Cafu e sua esposa.

O advogado maranhense defendia que o local é um bem de família, onde mora o casal e seus filhos, tornando, assim, o imóvel impenhorável. A Justiça, que já havia rejeitado essa tese, mais uma vez negou o recurso. O juiz também deu ciência ao depósito de R$ 6,2 milhões feito pelo comprador da mansão, sendo que R$ 1,2 milhão foi endereçado ao leiloeiro responsável. O imóvel foi arrematado por R$ 20,2 milhões, metade do seu valor real, avaliado em R$ 40 milhões.

Para completar, o tribunal também pediu que mais duas penhoras sejam anotadas no processo, sendo uma do Banco Industrial e seus advogados, de R$ 1,5 milhão, e de outro credor, que também conseguiu bloquear mais R$ 615 mil. Os bloqueios na mansão ultrapassam o valor de venda.

O imóvel foi adquirido por uma imobiliária de São Paulo, que aguardava uma decisão da Justiça com a homologação do resultado do leilão para, agora, negociar a entrega das chaves por parte de Cafu.

No leilão, foram dados 15 lances, com quatro licitantes que participaram da concorrência. Nenhum deles fez ofertas na primeira rodada, que colocou o valor integral do imóvel em jogo, ou R$ 40 milhões. As propostas foram todas feitas na segunda chamada.

A mansão de Cafu tem 2.581 m², quatro andares, seis suítes, e possui piscina, quadra de futebol society, salão de jogos, sala de cinema, sala de troféus, saunas e elevador

A dívida é referente a um processo aberto em fevereiro de 2018 pela VOB Cred Securitizadora contra a Capi-Penta International Football Player Ltda, empresa de Cafu.

O ex-jogador não nega a dívida e tentou de todas as formas evitar o leilão da mansão, com o argumento de que é sua residência e, como bem de família, não pode ser expropriada. Além disso, afirma que o pagamento do débito estaria garantido por outros bens.

A defesa de Cafu foi procurada para comentar o leilão, mas não respondeu. A matéria será atualizada caso queira se manifestar.


LEIA TAMBÉM:

“Rei dos Precatórios”, Jorge Arturo sela contrato com a prefeitura da irmã de Josimar Maranhãozinho

– Confira as atribuições criminosas de cada um dos dez indiciados na máfia da Sefaz

– MP denuncia Roseana, Trinchão, Marcos Lobo e mais sete por desvio de R$ 307 milhões

André Fufuca atuou junto à CBV para que a partida da Supercopa 2024, entre Sesi/Bauru e Sada/Cruzeiro fosse disputada, pela primeira vez no Maranhão.

Ministro dos Esportes do governo Lula, Deputado Federal pelo Maranhão, André Fufuca.

Ministro dos Esportes do governo Lula, Deputado Federal pelo Maranhão, André Fufuca.

Pouco mais de um ano à frente do Ministério do Esporte, o maranhense André Fufuca vem colecionando êxitos nas várias missões que recebeu do presidente Lula. Sob o comando de Fufuca, o desafio de tornar o esporte acessível ao maior número de brasileiros vem tomando forma e acontecendo na prática.

Desta vez, Fufuca atuou para que pelo menos cinco mil maranhenses pudessem ver de perto a final da Supercopa 2024 de vôlei masculino, programada para acontecer neste sexta-feira, às 21h30, no ginásio Castelinho.

Foi mais uma jogada de mestre de Fufuca. Sob o comando dele, a pasta do Esporte tem recebido frequentes elogios do presidente Lula. Foi assim quando a FIFA escolheu o Brasil para ser sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027. Fufuca também recebeu afagos de Lula depois de voltar da França, onde acompanhou de perto os atletas brasileiros, que obtiveram desempenho histórico, tanto nos jogos Olímpicos, quanto nos paralímpicos de Paris. E para o ano que vem, já está garantida a realização da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, que acontece pela primeira vez, em nosso país.

Sem esquecer das suas origens, Fufuca também vai deixando sua marca nessa passagem pela Esplanada dos Ministérios. O Maranhão agradece.

1 2 3 2.060