10
jun
2015

Tubarão espadarte de 5 metros e 500 kg é capturado por pescadores de Raposa

11414569_872052419541595_1649192498_nPescadores da praia do Mangue Seco no município de Raposa capturaram nas primeiras horas desta quarta-feira 10/06, um tubarão da espécie espadarte de mais de cinco metros e pesando mais de 500 kg.  O animal foi pescado na zona costeira do Município de Alcântara após ficar preso à rede de pesca.

Segundo relatos dos pescadores que estavam na embarcação Biana e não quiseram se identificar, eles se surpreenderam com o tamanho do peixe e logo levaram o animal amarrado para a praia, atraindo a atenção de curiosos quando chegou no porto.

A carne do espadarte foi vendida separada das abas e da barbatana dorsal que possui preços bastante diferenciados. O espadarte é um peixe que habita em alto mar ou em zonas costeiras, tanto á superficie da água como no fundo dos oceanos e migra, sendo um peixe solitário e muito agressivo.

Acompanhe outras imagens abaixo:

11355476_872052362874934_1550647291_n (1)

11297852_872052486208255_1668784284_n

43 Comentários

  1. Dumingo pra que fizeram um negocio desse? Estão acabando com o meio ambiente.
    O os direitos humanos nessas horas não aparece né?

  2. Olá, Domingos! Gostaria de fazer algumas considerações importantes sobre a matéria acima:

    – O espadarte, peixe cartilaginoso da família Pristidae, na verdade é uma raia e não um tubarão.

    – Não é agressivo e existem pouquíssimos registros de incidentes entre esses animais e seres humanos.

    – Encontra-se em declínio populacional drástico no mundo todo, sendo considerado pela IUCN (International Union for Conservation of Nature) um animal criticamente ameaçado de extinção.

    – A captura desse bicho e o comércio de sua carne, barbatanas e da espada são terminantemente proibidos no Brasil desde 2004 e, de acordo com as normas da CITES (Convention on International Trade in Endangered Species), também no restante do mundo.

    – De acordo com as leis nacionais e internacionais de conservação, a ação desses pescadores foi totalmente irregular e deveria ser fiscalizada pelo IBAMA.

    Ana Paula Barbosa Martins,
    Bióloga e Mestre em Biodiversidade e Conservação

  3. Agressivo são os animais que capturaram o peixe. Pra quê fazer isso, que mal o bicho fez a eles? Pq não desprenderam o peixe da rede e o libertaram?

    Lamentável!!!Bando de vermes!

  4. Fico escutando vocês criticando os pescadores, acham mesmo que eles pegaram o peixe de proposito?
    Tenta entrar no mar e soltar um peixe desse que está eroscado em uma rede.

    Procurem se informar antes de falarem besteira.

    O seu relato está certissimo Ana Paula, a pesca desse tipo de animal é proibida, e eu não tinha visto um desses, principalmente desse tamanho sendo pescado em nosso litoral.

  5. A falta de fiscalização no maranhão acarreta em danos gravíssimos, o espadarte é um tipo de peixe e não tubarão, nome cientifico Xiphias gladius, ele esta em extinção á pesca para consumo é crime ambiental… Isso e triste mais infelizmente essa espécie vai chegar um tempo que não existira.

  6. Infelizmente a fiscalização no Brasil é e está mais em extinção que o próprio animal citado . Quanto as leis que eram para guarda a espécie da extinção geralmente no papel é um texto lindíssimo que quando sai do papel , é estas cenas lamentáveis que vemos neste veículo de informação.

  7. Parabéns a Ana Paula!

    Como sempre, fatos como esse geram polêmica. O espadarte foi muito pescado na costa do MA por anos a fio, especialmente na foz do Mearim, onde era abundante. Para o caso acima, ficam 2 perguntas:
    – A rede estava instalada nos limites permitidos por lei?
    – Por quê os pescadores não arrastaram o peixe até o local próximo mais seguro (praia) e o liberaram? Ele tem grande capacidade de resistência fora d’agua.
    No mínimo, o Ibama deveria abrir processo e ouvir os envolvidos.

    O mundo científico inteiro tentando salvar a espécie e o Maranhão mais uma vez, para variar, dá mal exemplo. Barbárie pura!

  8. Criticar os pescadores (artesanais) é muito fácil, mas quantas reuniões o IBAMA, Secretarias de meio ambiente, professores especialistas fizeram com esses pescadores para orientar acerca da preservação dessa ou de qualquer outra espécie ? Se os pescadores achavam que era um tubarão como é poderiam ter conhecimento da condição de espécime em extinção dessa criatura? De uma coisa eu sei esse mês não vai faltar Muqueca de Arraia na Raposa.

  9. Senhores e senhoras, é válido toda essa explicação e também polêmica em torno do fato que eu acredito que os pescadores não tem conhecimentos suficientes para discernir, quando estando em mar que geralmente com muitas maresias e tentando acima de qualquer coisa salvar a própria vida, se este ou aquele peixe deve ou não ser pego. Concordo com os senhores que o meio ambiente deve ser preservado por todos nós sem quaisquer sombras de dúvidas, mas tento também entender a situação em que se encontra o pescador em auto mar, muitas das vezes em alguns casos são pessoas sem o devido esclarecimento técnico científico, para saber desta ou aquela determinação constitucional, e que tudo o que mais quer é chegar em terra firme para o aconchego de sua família e garantir o sustento dos seus com um pouco de tranquilidade. O que gostaria de lembrar aos senhores que A VIDA É O MAIOR BEM TUTELADO PELO ESTADO, e em momento nenhum foi mencionado nada em relação à vida do HUMILDE PESCADOR, e também me reporto ao detalhe do DIREITOS HUMANOS, aí lembro que o cidadão está aprisionado em suas casas sem direito algum, pois vejamos: o que tem sido feito para garantir a existência dos direitos dos cidadãos? Que vivem encurralados por vários desrespeitos à sua existência. Mas fica fácil falar que o humilde pescador desrespeitou o Direito Humano e Ambiental. Por que não fazemos essa reivindicação de Direitos para nós quando cidadãos, que já estamos quase sem direito de andar nas ruas, já não ´podemos mais sentar nas nossas portas no final da tarde´ e muitas outras situações existentes que os senhores tem conhecimentos e que até agora o povo é duramente desrespeitado inclusive O PESCADOR, vamos tentar abrir o leque de nossas visões pois é preciso que seja feito e com urgência.

  10. todos sabem que essa espécie de tubarão e muito agressiva já ouvir relatos de peixes como esse atacar pescadores em alto mar logico que isso não justifica o ato dos pescadores mas vai ver não deu para solta-lo

  11. Acho que os pescadores agiram de ma fe.eles tinham que ter chamado o ibama que com certeza eles saberia o que fazer ja que o peixe estava vivo.

  12. uns caras desses precisavam ser presos, matar um animal pre-histórico relíquia da nossa história pra ganhar dinheiro? E o governo não faz nada?! Vao continuar matanto e matando, quando tudo acabar e nao tiver mais nqda pra acabar o ser humano vai se tocar que a gente nao acha comida de dinheiro

  13. querida Ana paula concordo com quase tudo,porem sou nascido no maranhão e quando jovem muitos relatos da voracidade deste peixe,muitos jovens e pescadores na época foram devorados por esta especie de peixe. obrigado.

  14. esse é um peixe-serra, protegido mundialmente e ameaçadissimo de extinçao, acho que os pescadores, justamente por ser essa a profissao deles, se informarem sobre quais peixes eles podem ou nao abater, achei um crime, e deveriam todos serem penalizados de alguma forma, prender nao adianta, tem que conscientizar, logo esses peixes desaparecem do mundo, eai só por fotos e videos mesmo…

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.