abr
2022
Pré-candidatos que se filiaram no prazo, até dia 02, cogitando mudar de partido até dia 18, data final de lançamento da lista no sistema
Embora o prazo de filiação partidária para quem pretende disputar as eleições deste ano tenha acabado no último dia 02 de abril, apenas na próxima segunda-feira, dia 18, é que termina o período para os partidos políticos de todo o Brasil alimentarem o sistema [Filiaweb] com nomes de filiados.
Portanto, quem já assinou a ficha de um partido político e/ou anunciou filiação partidária, se quiser, poderá filiar em outra agremiação até dia 18, mas isso, internamente à sigla partidária.
No Maranhão, conforme apuração do Blog do Domingos Costa, essa manobra tem sido usada por muitos espertalhões pré-candidatos a deputado estaduais e federais.
Diversos políticos, por motivações variadas, estão trocando de partido – mesmo após o dia 02 de abril – e ingressando em outros.
De forma que as chamadas “nominatas” – lista de pré-candidatos – só serão conhecidas oficialmente após a data final de lançamento das listas de filiados.
Essa “brecha” é amparada com base na Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 99 de 11 de fevereiro de 2022, a qual assegura que o sistema Filiaweb pode mudar a lista interna filiados até o dia 18 deste mês de abril, data final para lançamento dos nomes no sistema da Justiça Eleitoral.
Em tempo, o Filiaweb é uma aplicação desenvolvida pela Justiça Eleitoral para que os partidos políticos e o cidadão possam interagir de forma on-line com o Sistema de Filiação Partidária. Para saber mais sobre o filiaweb clique AQUI


0 Comentários