06
abr
2015

Deputado quer proibir a apreensão de veículos por falta de pagamento do IPVA

1439505-527533559foto1-1

No meio político a proposta é polêmica, mas existem o que são à favor.

Projeto de Lei apresentado pelo deputado Josimar de Maranhãozinho (PR) dispõe sobre a proibição de retenção ou apreensão de veículo em decorrência da não comprovação de pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está em tramitação na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

A proposta foi apresentada durante a sessão desta segunda-feira 06/4, de acordo com o parlamentar, o dispositivo proposto está amparado na Súmula 323 do Supremo Tribunal Federal (STF), que assim dispõe: “É inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos”.

Josimar esclareceu, ainda, que é importante ressaltar que a proposição não invade matéria de competência privativa da União, conforme disposto no artigo 22, inciso XI, da Constituição Federal de 88, uma vez que não diz respeito à circulação de veículos em vias públicas.

A proposição cria o parágrafo único do artigo 102 da lei nº 7.799, de 19 de dezembro de 2002, passando a vigorar com a seguinte redação: “Não haverá recolhimento, retenção ou apreensão do veículo pela identificação do não pagamento do imposto, exceto se existir outra hipótese de recolhimento ou retenção prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) – Lei Federal nº 9.503/97”.

3 Comentários

  1. PALHAÇO disse:

    O DEPUTADO DEFENSOR DOS VELHACOS, DOS CALOTEIROS. VAGABUNDO.

  2. ze rosa disse:

    a sefaz esta colocando no seraza, entao nao deve aprender o veiculo esta correto o deputado

  3. Rogerio disse:

    Esse “deputado” é muito PASPALHÃO, quer continuar a defender: CALOTEIROS E TODO TIPO DE FALCATRUAS,AS QUAIS ELE PRATICA.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!