Maranhão da Gente – Edinho Lobão (PMDB) segue forjando popularidade nas redes sociais. O candidato a governador do grupo Sarney está usando uma página no Facebook (fanpage) com criação datada de 13 de junho de 2014 e que possui mais de 11 mil seguidores. Ocorre que entre eles está o jornalista Décio Sá, morto em abril 2012 – dois anos antes, portanto.
A farsa foi descoberta no final da tarde de quarta-feira (2) por internautas e o candidato voltou a ser motivo de chacota nas redes sociais. “Rapaz, nessa fanpage do Edinho Lobão já vi uma galera que nem deve saber que curtiu a página”, postou Gustavo Rodrigues no Twitter. Entre os curtidores há vários políticos adversários, como o deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) e o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).
Segundo especialistas, o esquema funciona a partir da compra de uma página criada há vários anos e com bastante curtidores. De posse de dados de usuário e senha de acesso, o comprador apaga todas as postagens existentes e paga R$ 1.000 para o Facebook autorizar a troca de URL (em português, Localizador-Padrão de Recursos).
Concluída a operação, o comprador tem uma página em branco, apenas com os curtidores (equivalente a seguidores). Certamente o jornalista Décio Sá havia curtido a página em vida, por isso aparece hoje com um dos fãs da página do candidato peemedebista.
No Twitter, a conta de Edinho Lobão (PMDB) foi criada e usada por cinco anos pela dupla sertaneja maranhense Jhonatan & Jardel. Criada em julho de 2009, a conta teve todos os dados alterados e tweets apagados. Depois de repaginada, a primeira postagem foi feita em 18 de junho de 2014.
O social media contratado pelo Lobo porém esqueceu de dar fim aos favoritos (curtir), e manteve uma menção enviada aos cantores em junho de 2011 pela bacabalense Tatá Frazão. Ela postou “@jhonatanejardel Oh Tô Com Saudades de Curtir o Show de Vcs akii em Bacabal … :’/”.
Tudo foi feito pela assessora de Comunicação do PMDB do Maranhão, Fernanda Branco, a Nanda, que é ainda produtora da dupla Jhonatan & Jardel e ‘especialista em mídia digital’ pela Mania Comunicação, onde é sócia-proprietária.
Após Nanda ter ‘convencido’ a dupla sertaneja em ceder a conta para Edinho Lobão, o perfil teve nome e avatar alterados e tweets apagados, para passar a impressão de que peemedebista é um candidato popular nas redes sociais, que utiliza as redes sociais há muito tempo.
PERFIS FAKES
A campanha de Edinho também usa dezenas perfis falsos para declarar apoio ao peemedebista e detratar seus adversários, em especial o candidato Flávio Dino (PCdoB). Um dos fakes usava nome e foto da estudante Fernanda Lages, que foi encontrada morta em uma obra abandonada na cidade de Teresina (PI), no ano de 2011. Descoberta a farsa, o perfil foi apagado.
0 Comentários