22
ago
2024

Em São Luís, partido DC registra 32 nomes para disputa na Câmara de Vereadores; veja quem tem chance

Considerando o prognostico do desempenho do partido DC nestas eleições, a sigla deverá alcançar o quociente eleitoral, eleger apenas 01 (uma) cadeira na Câmara e uma “sobra” de menos de 5 (cinco) mil votos.

Nesta quinta-feira (22) o Blog do Domingos Costa inicia uma série de prognósticos relativos às eleições deste ano no que diz respeito a disputa das 31 (trinta uma) cadeiras da Câmara de Vereadores de São Luís. Todos os partidos que registraram candidatura ao Parlamento ludovicense serão examinados nesse mesmo sentido por este site.

O primeiro partido analisado é o DC (Democracia Cristã). A sigla registrou junto à Justiça Eleitoral 10 (dez) mulheres e 21 (vinte e um) homens. E conforme “check-up” deste Blog, trata-se de 05 (cinco) puxadores de votos [Josélia Rodrigues, Aldo Rogério, Eidimar Gomes, Enfermeira Goreti e Ittan Costa Leite] e outros 27 candidatos considerado “buchas”.

Mediante análise, os 05 (cinco) puxadores de votos, têm juntos cerca de 13 mil votos. A esse número somam-se mais 8 mil votos dos “buchas”, de forma que o partido deve alcançar aproximadamente 21 mil votos.

Vale destacar que São Luís possui 746 mil eleitores aptos nestas eleições e, como esperado, 25% da população é abstenção (não votam), portanto, baseado no atual cenário municipal, o quociente eleitoral, votos válidos [550 mil é esperado nas urnas] divididos pelas 31 cadeiras da Câmara Municipal, deve representar algo em torno de 17 mil eleitores – número para eleger um vereador de forma direta.

Considerando o prognostico do desempenho do partido DC nestas eleições, a sigla deverá alcançar o quociente eleitoral, eleger apenas 01 (uma) cadeira na Câmara e uma “sobra” de menos de 5 (cinco) mil votos.

– E MAIS…

“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.

E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.

3 Comentários

  1. Márcio Fernandes disse:

    Aldo Rogério 2025

  2. Augusto Ribeiro disse:

    E eu que pensei que o DC seria de Domingos Costa ??? Kkkkkk

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!