27
ago
2024

Federação PSDB/Cidadania deverá eleger dois vereadores na Câmara de Vereadores de São Luís

Os 10 (dez) puxadores de votos possuem juntos, em tese, algo em torno de 25 mil votos. A esse número somam-se mais aproximadamente 15 mil votos que todos os “buchas” devem conquistar nas urnas, somando total de cerca de 40 mil votos.

Desta vez, a Federação PSDB/Cidadania será analisada pelo Blog do Domingos Costa no que diz respeito ao prognóstico da disputa das 31 cadeiras na Câmara de Vereadores em São Luís nestas eleições.

As duas siglas preencheram todas as vagas disponíveis e registraram 32 candidaturas à Câmara Municipal, são 11 (onze) mulheres e 21 (vinte e um) homens.

Conforme análise do Blog do DC, a legenda possui 10 (dez) puxadores de votos [Chico Carvalho, Cristovam, Waldir Maranhão, Nonato Aragão, Wilson Gordo, Carol Noleto, Luana Mendonça e Lázaro Batista, Alexandra Gama e Chico Viana]. Os outros 22 candidatos são considerado “buchas”.

Mediante a projeção deste site, dado o poderio eleitoral, os 10 (dez) puxadores de votos possuem juntos, em tese, algo em torno de 25 mil votos. A esse número somam-se mais aproximadamente 15 (quinze vinte) mil votos que todos os “buchas” devem conquistar nas urnas. De forma que a Federação PSDB/Cidadania deve alcançar aproximadamente 40 mil votos.

Portanto, considerando o prognostico do desempenho da Federação nestas eleições, a sigla deverá alcançar o quociente eleitoral e eleger 02 (duas) cadeiras na Câmara, ambas de forma direta.

– E MAIS…

Vale destacar que São Luís possui 746 mil eleitores aptos nestas eleições e, como esperado, 25% da população é abstenção (não votam), portanto, baseado no atual cenário municipal, o quociente eleitoral, votos válidos [550 mil é esperado nas urnas] divididos pelas 31 cadeiras da Câmara Municipal, deve representar algo em torno de 17 mil eleitores – número para eleger um vereador de forma direta.

“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.

E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.


LEIA TAMBÉM:

Federação PT/PCdoB/PV registra apenas 19 candidaturas à Câmara de São Luís e deve fazer três cadeiras

– Com 32 candidatos a vereadores, partido Avante deverá eleger uma cadeira na Câmara de Vereadores de São Luís

– Em São Luís, partido DC registra 32 nomes para disputa na Câmara de Vereadores; veja quem tem chance

1 Comentário

  1. Cleber Abade disse:

    Essas buchas aí juntas não dão 5 mil votos. Achei a chapa do Avante do Beto Castro e do DC mais forte e com mais chance de emplacar dois nomes do que essa a, principalmente a do Avante.

    Waldir Maranhão na eleição pra deputado em 22 pegou só dois mil votos. Vai pegar menos ainda esse ano, tendo muito menos estrutura.

    Se eleger alguém além de Chico, deve ser o infame “Wilson Gordo”… Mas acho muito difícil. Esses dois são os únicos puxadores de voto. O resto é bucha pesada

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!