27
ago
2026

Federação PSDB/Cidadania deverá eleger um deputado federal; confira dos puxadores de votos e as “buchas”

Candidatos a deputados federais da Federação PSDB/Cidadania.

Em mais uma rodada dos prognósticos visando as eleições 2026 no que diz respeito a disputa por cadeira na Câmara Federal, o Blog do Domingos Costa agora analisa os candidatos a deputados federais da Federação formada pelos partidos PSDB/Cidadania.

O partido registrou na Justiça Eleitoral 18 (dezoito) candidatos à Câmara Federal, desses, 07 (oito) mulheres e 11  (onze) homens.

Separamos os candidatos entre “puxadores de votos” e “buchas”, onde puxadores de votos são aqueles com chances reais de eleição e, portanto, maior poderio eleitoral e os buchas são aqueles candidatos sem a mesma força, relativamente mais “fracos” e servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral.

– Possível desempenho 

O Maranhão possui hoje, 5.188.155 milhões de eleitores, desse total, é necessário diminuir as abstenções, votos em branco e nulos, algo que historicamente fica em torno de 25% a 30%, logo, ficamos com cerca de 3,6 milhões de votos válidos.

E para chegarmos ao “Quociente Eleitoral”, precisamos dividir esses 3,6 milhões de votos válidos pela quantidade de vagas na Câmara Federal pertencentes ao Maranhão, no caso 18 cadeiras,  o que significa dizer que para eleger um deputado federal, em tese, são necessários cerca de 200 mil votos.

De forma que para fazer uma cadeira na Câmara é precisa obter 200 mil votos, logo, duas cadeiras são necessários 400 mil votos; três cadeiras 600 mil votos, quatro cadeiras 800 e assim sucessivamente.

– Elegerá de forma direta um deputado

Nessa nominata PSDB/Cidadania os “puxadores de votos” deverão, em tese, chegar a 170 mil votos, mais 50 mil votos advindos da soma de votos de legenda e dos candidatos considerados “buchas”, totalizando cerca 220 mil votos. Então, a conclusão é de que a federação PSDB/Cidadania elegerá 01 (um) deputado federal de forma direto.

Vale destacar que o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.


LEIA TAMBÉM:

– Partido Podemos deverá eleger um deputado federal nestas eleições; confira os puxadores de votos e as “buchas”

– ANÁLISE: PL deverá eleger três deputados federais nestas eleições no Maranhão; confira os “buchas” e puxadores de votos

– PRD/SSD deverá eleger um deputado direto e outro na sobra nestas eleições, confira os puxadores de votos e as “buchas”

– Federação PT/PCdoB/PV deverá eleger apenas um deputado federal nestas eleições; confira os puxadores de votos e as “buchas”

– PSB possui sérias dificuldades para eleger uma cadeira na Câmara Federal; confira os puxadores de votos e as “buchas”

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.