set
2016
Flávio Dino envia à Assembleia projeto que cria a Universidade Estadual da Região Tocantina
Este é o projeto de lei que cria a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, enviado à Assembleia Legislativa do Maranhão.
O Governador Flávio Dino encaminhou à Assembleia Legislativa do Maranhão projeto de lei propondo a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). De acordo com o governador, a instituição terá sede em Imperatriz (foto), o que especializa a gestão e aplicação de recursos. A proposta é parte do projeto de regionalização do Ensino Superior no estado.
“A regionalização da Universidade é mais um compromisso cumprido do nosso programa de governo e atende a uma antiga aspiração da Região Tocantina”, declarou Flávio Dino.
Além de objetivar o desenvolvimento de acordo com a vocação produtiva da região, o projeto de lei garante autonomia administrativa à nova Universidade. De acordo com o texto enviado à Assembleia, todos os bens imóveis e móveis atualmente pertencentes à Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na região passam a fazer parte do patrimônio da UEMASUL e serão aplicados de acordo com as especificidades da localidade. O projeto especifica ainda que a lista de municípios que será atendida pela nova universidade será fixada em decreto posterior à aprovação da lei.
Segundo o governador, a intenção é que a UEMASUL já inicie seu funcionamento no próximo ano. “Mando hoje projeto de lei para que, com sua aprovação na Assembleia, a nova Universidade da Região Tocantina já conste no orçamento de 2017”, detalhou.
Nos últimos 19 meses, o Governo do Maranhão investiu mais de R$ 800 milhões na educação pública do estado, com ações como a reestruturação física de unidades de ensino, por meio de iniciativas como o programa ‘Escola Digna’ em que estão sendo aplicados R$ 90 milhões; a contratação e valorização de professores, concedendo mais de 17 mil promoções e aumento de 13,01% nos salários; e incentivo à educação técnica, com a criação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), com unidades sendo instaladas em várias regiões do estado.
Já na educação superior, a Uema vive o maior ciclo de crescimento e investimentos. Nos últimos 19 meses, o Governo do Estado aplicou mais de R$ 40 milhões para a execução de obras de construção, ampliação, melhorias e a inserção de programas de governo na instituição.




Parabéns pela iniciativa de expansão ao Ensino Superior. Fico feliz com esta iniciativa. São mais oportunidades para os filhos do Estado do Maranhão se aperfeiçoarem e estruturarem próximos dos seus familiares.
Parabéns, hoje resido em Manaus, mas com este crescimento, sonho em voltar a minha terra nata.