03
jul
2026

Ministério Público investiga suspeita de irregularidades em contrato da Câmara de Carolina envolvendo locação de veículo

Pelo Jornalista Domingos Costa

Mais um caso envolvendo possível irregularidade na administração pública entrou na mira do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Câmara Municipal de Carolina.

O Ministério Público converteu uma Notícia de Fato em Procedimento Administrativo para aprofundar as investigações sobre a execução do Contrato nº 020/2023, firmado entre a Câmara Municipal de Carolina e a empresa AS Botelho Serviços e Empreendimentos Ltda., responsável pela locação de veículo ao Legislativo municipal.

A investigação busca esclarecer denúncias de que o veículo disponibilizado pela empresa estaria em desacordo com as especificações previstas no 2º Termo Aditivo do contrato, levantando suspeitas de descumprimento contratual e possível uso inadequado de recursos públicos.

Segundo a portaria, o Ministério Público destaca que também chamou atenção o fato de a Câmara Municipal não ter encaminhado toda a documentação solicitada durante a fase inicial da investigação.

Entre os documentos pendentes estão a íntegra do Pregão Eletrônico nº 02/2023, do próprio contrato e dos termos aditivos, o que impediu a conclusão da análise técnica pela Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça (NATAR).

O órgão ministerial ressalta que a ausência dessas informações dificulta a verificação da regularidade do processo licitatório e da execução contratual, motivo pelo qual decidiu ampliar a apuração.

Na portaria, o Ministério Público lembra ainda que fraudar ou frustrar o caráter competitivo de licitações pode configurar atos de improbidade administrativa e até infração penal, além de representar afronta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência que devem nortear a administração pública.

Com a instauração do Procedimento Administrativo, o Ministério Público dará continuidade às diligências para reunir documentos, acompanhar o caso e verificar se houve irregularidades na aplicação dos recursos públicos relacionados ao contrato.

A portaria foi assinada pelo promotor de Justiça Marco Túlio Rodrigues Lopes e publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público do Estado do Maranhão em 3 de julho de 2026.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!