nov
2018
Notas direto do TCE-MA…
– Tudo dentro da normalidade

Alguns blogs da capital especularam que o conselheiro Washington Oliveira, do Tribunal de Contas do Estado, recebeu diárias acima da normalidade. Mas, a história não é bem essa, na verdade, nos valores recebidos pelo ex-vice-governador do Maranhão não existem ilegalidade alguma. Tudo aconteceu dentro da licitude e embasado nas normas estipuladas pelo próprio TCE-MA. E mais, todas as viagens e, obviamente, demais gastos realizados por W.O foram a trabalho, portanto, não houve nenhum ato ilícito ou mesmo imoral.
– Sem serviços
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Caldas Furtado, tem sido muito criticado pelo fato de ter feito uma “inauguração” sem qualquer sentido na última sexta-feira (23) no prédio anexo do órgão. Quem passa pelo local percebe que o espaço não poderia ter sido inaugurado uma vez que as obras não terminaram. Até nesta quarta-feira (28) dezenas de andaimes ainda puderam ser vistos ao redor do prédio que ainda não foi totalmente concluído.
– Sem móveis
Outro agravante na inauguração “faz de conta” de Furtado é a falta de móveis no prédio. Não existem mesas, cadeiras, armários, decoração e tantos outros materiais e equipamentos essenciais para o funcionamento do espaço. Basta fazer um visita ao local para comprovar que não há profissionais trabalhando no anexo, apenas um vazio e trabalhadores da empresa que executam o final da obra. Como bem destacou o Blog em post anterior, a “inauguração” foi apenas para massagear o ego [leia-se vaidade] do atual presidente, que deixará o cargo no próximo mês. Não seria mais digno deixar a cerimônia quando as obras fossem concluídas e o prédio mobiliado?
– Não haverá disputa

Para não haver disputa conflituosa pela presidência do TCE, os sete membros da Corte decidiram entrar num consenso, de modo que o próximo comandante da Casa será exatamente o seguinte a sair do órgão: Raimundo Nonato de Carvalho Lago Júnior. O acordo dos conselheiros é uma forma de homenagear o irmão do ex-governador Jackson Lago (in memoriam), que encerra o ciclo de 30 anos no Tribunal daqui há dois anos.
– Nova Mesa
Além da definição do nome de Nonato Lago para a presidência, também foi consensualizado o próximo Vice-Presidente e Corregedor, que serão, Joaquim Washington Luiz de Oliveira e Álvaro César de França Ferreira, respectivamente. Já o atual presidente, José de Ribamar Caldas Furtado, será rebaixado a ouvidor [cargo meramente decorativo]. A eleição está marcada para o próximo dia 19/12.
– Rejeitado
Caldas entra para a história do TCE-MA como o presidente de maior rejeição da história, conseqüência da sua gestão desagregadora. Algo em torno de 80% do corpo de funcionalismo detesta Furtado. Ele bem que tentou viabilizar sua reeleição, mas não conseguiu apoio de seus pares.

O atual presidente conseguiu a façanha de brigar com a Assembleia Legislativa e acabou provocando a fúria dos deputados estaduais que, em dura resposta, aprovaram um Projeto que limita à competência de atuação do TCE. A gestão de Caldas foi marcada também pela sugestão de “guilhotina” a advogados, ocasião que classificou de “organização” as bancas de advogados contratadas por prefeituras para recuperação de créditos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
– Briga com prefeitos
Caldas ainda bateu de frente com os 217 prefeitos maranhenses ao liderar uma Instrução Normativa baixada no início do ano, que impunha restrições aos municípios no que se refere ao uso de recursos públicos para o custeio de eventos culturais [leia-se carnaval]. A Instrução polêmica dava poderes ao Tribunal para classificar como ilegítimas despesas custeadas com recursos públicos para promoção de eventos festivos quando o município estiver em atraso com o pagamento da folha salarial (incluindo terceirizados, temporários e comissionados).

Conheço muito bem o sr.Washington Oliveira,a sua seriedade, seu caráter,e a pessoa humilde que existe dentro dele.Agora ,acho que existe alguém com ciumeira da sua capacidade.