15
jun
2026

Benedictio: Operação contra Beto Castro mostra que no Gaeco não existe aparelhamento político

Pelo Jornalista Domingos Costa
O nome da operação deriva da palavra latina Benedictus, que significa “abençoado”, em referência direta ao nome da entidade investigada, o Instituto Sê Tu Uma Bênção.

O nome da operação deriva da palavra latina Benedictus, que significa “abençoado”, em referência direta ao nome da entidade investigada, o Instituto Sê Tu Uma Bênção.

Alguns atores da política estadual e, também, da capital maranhense, passaram o dia fazendo ligações e também em rodas de conversas, questionando como um aliado do governo estadual foi alcançado na manhã desta segunda-feira (15) por uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão.

O caso em questão diz respeito ao vereador por São Luís, Beto Castro (Avente), alvo da Operação Benedictio, ação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão e pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da Polícia Militar em cumprimento a uma decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados (Vecco).

A investigação não é de agora, mas sim resultado de apuração da destinação de emendas parlamentares de anos anteriores.

Beto é aliado do Governador Carlos Brandão, e para muita gente, não é normal um aliado do governo ser alvo de uma operação do Ministério Público, visto que existe aproximação institucional com o Palácio dos Leões.

Embora muitos políticos pensem que é normal a interferência do governo estadual sobre as ações do Gaeco, a Operação Benedictio escancarou o contrário, que não existe aparelhamento político sobre o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MP-MA.

E é bom que se diga, “o pau que dá em chico dá em francisco”…


LEIA TAMBÉM:

Aliados de Jefferson Portela assumem cargos na cúpula da Secretaria de Segurança do Maranhão 

Como o governo consegue manter um Delegado “braço” do ex-secretário Jefferson Portela à frente da Seic? 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!