27
dez

Márcia Fellipe Retrô: O maior pré-réveillon na Casa dos Smiths neste sábado (28)

Pelo Jornalista Domingos Costa

A contagem regressiva para o evento mais aguardado do ano começou! São Luís será palco de uma festa inesquecível, e quem comanda essa celebração é a Fenomenal Márcia Fellipe, no show Márcia Fellipe Retrô. Uma viagem pelos seus maiores sucessos e hits que marcaram gerações, diretamente na icônica Casa dos Smiths.

Prepare-se para reviver momentos mágicos ao som da rainha do forró e se emocionar com hits que nunca saem de moda. E como se não bastasse, o evento ainda conta com participações de peso: Limão com Mel, trazendo todo o romantismo que conquistou o Brasil; Samyra Show, com sua energia e carisma inconfundíveis; e Felipão, garantindo o ritmo contagiante que vai fazer todo mundo dançar.

A Casa dos Smiths será o epicentro da música e da alegria, oferecendo uma estrutura impecável e uma atmosfera perfeita para curtir com amigos e família. É o esquenta ideal para entrar em 2025 com o pé direito, embalado por muita música boa e energia positiva.

Não perca essa chance de viver uma experiência única! Garanta já o seu ingresso e venha celebrar o passado e o futuro em uma noite que promete ficar marcada para sempre.

Dia 28 de dezembro, Márcia Fellipe Retrô vai fazer história na Casa dos Smiths. Não fique de fora dessa festa incrível!

27
dez

Com aprovação histórica, Brandão completa primeira metade do seu governo

Pelo Jornalista Domingos Costa
Instituto OPINIÃO: descartados os que não quiseram opinar (NS.NR), a aprovação de Brandão se eleva de 61 para 70,9%

Instituto OPINIÃO: descartados os que não quiseram opinar (NS.NR), a aprovação de Brandão se eleva de 61 para 70,9%.

Dois institutos, um do Paraná e outro do Maranhão, conferem ao governador Carlos Brandão, PSB, aprovação direta de dois de cada três maranhenses, no fechamento da primeira metade do seu governo.

Pelo instituto Opinião, do Paraná, que fez 22.650 entrevistas nos 217 municípios entre 21 de novembro e 8 de dezembro, Brandão alcançou 61% de aprovação, contra 25% de desaprovação – 14% não opinaram. Considerando apenas as respostas conclusivas (excluídos os que não sabem ou não respondem), o atual governador dos maranhenses atinge o índice histórico de 70,9% de aprovação.

O mesmo instituto apurou que para 42,3% dos entrevistados, o Maranhão hoje é melhor do que há dois anos; para 36,9% está do mesmo jeito e apenas 15,2% acham que piorou. 5,6% não opinaram.

A Econométrica, do Maranhão, de 15 a 18 de deste mês ouviu 1.355 pessoas em 50 municípios, dentre os quais São Luís, Imperatriz, Balsas, Caxias, Barra do Corda, Codó, Timon e Pinheiro. Cidades onde o atual governador beira os 90% de aprovação, como Colinas e outras do Sertão Maranhense, não foram sorteadas para a amostra. Mesmo assim o governador chegou a quase 62% de aprovação direta.

Na pesquisa do Instituto Opinião, a margem de erro é de apenas 1%; na da Econométrica, 2,7%.

ECONOMÉTRICA: quase 62% de aprovação, mesmo com a ausência de Colinas que não foi sorteada para a amostra.

ECONOMÉTRICA: quase 62% de aprovação, mesmo com a ausência de Colinas que não foi sorteada para a amostra.

27
dez

Maranhão possui mais 25 pontes em estado precário, aponta levantamento

Pelo Jornalista Domingos Costa

Não é apenas a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins e que desabou no último domingo, 22, que está em estado precário ou crítico.

Um levantamento realizado pela Folha de S. Paulo com base em dados atualizados até maio do ano passado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), revela que Brasil 727 pontes em todo o país apresentam problemas semelhantes da ponte Juscelino Kubitschek.

O estado do Ceará ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de pontes federais com problemas estruturais, com 93 casos. Deste total, 77 encontram-se em estado ruim e 16 em situação crítica.

O Maranhão, ocupa a 10º posição com 25 pontes em péssimo estado. Já Mato Grosso do Sul é o estado que possui menos pontes com problemas, apenas 06 (seis) segundo o levantamento.

27
dez

Lula publica nos próximos dias decreto que vai aumentar salário mínimo para R$ 1.518

Pelo Jornalista Domingos Costa

Se valor for confirmado, haverá uma perda R$ 10 por mês em relação à estimativa anterior. Motivo é uma medida proposta pelo governo e aprovada pelo Congresso no pacote do corte de gastos.

Imagem meramente ilustrativa…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai publicar um decreto presidencial nos próximos dias para corrigir o salário mínimo.

Segundo interlocutores do governo, o valor deve subir dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.518 em 2025. Se esse valor for confirmado, o aumento será de R$ 106, o equivalente a 7,5%. Haverá aumento real, acima da inflação.

A correção valerá a partir de janeiro, com pagamento em fevereiro. A publicação do decreto deve ocorrer até 31 de dezembro.

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2020, 2021 e 2022, o salário mínimo foi corrigido somente pela inflação, sem aumento real. Em 2023, foi previsto um pequeno aumento acima da inflação.

– Despesa menor em 2025

Como o salário mínimo é a referência no Brasil para corrigir também aposentadorias e benefícios previdenciários, o governo deixará de pagar cerca R$ 4 bilhões em 2025 com a mudança de regra.

Isso porque, de acordo com cálculos do governo, cada R$ 1 de aumento do salário mínimo cria uma despesa de aproximadamente R$ 392 milhões.

A nova regra vai implicar em um crescimento menor do salário mínimo também nos anos seguintes.

– Com isso, os aposentados, pensionistas e beneficiados por programas sociais, como o BPC, que não podem receber menos do que o mínimo, deixarão de receber R$ 110 bilhões até 2030.

– Isso equivale a um terço da expectativa total de economia de dinheiro público no período: R$ 327,1 bilhões.

27
dez

Brandão destaca que HCM foi credenciado para transplante de fígado e rim no Maranhão

Pelo Jornalista Domingos Costa

Brandão destaca que HCM foi credenciado para transplante de fígado e rim no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu importante passo na área de transplante no Maranhão. O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) foi credenciado para realizar retirada e transplante de fígado e rim. O hospital é a primeira unidade de alta complexidade da rede estadual de saúde para executar os procedimentos. A autorização do estabelecimento e das equipes de saúde foi publicada na Portaria nº 2.363, do Ministério da Saúde.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou, nesta quinta-feira (26), a conquista em seus canais oficiais. “Hospital Dr. Carlos Macieira agora está habilitado para realizar transplantes de rim e fígado, salvando ainda mais vidas. A unidade, que já é referência no Maranhão em procedimentos de alta complexidade, ampliará a sua capacidade de atender pacientes que aguardam por estes procedimentos. O Maranhão teve recorde de 50 doadores em 2024, um resultado com a contribuição do trabalho da Central Estadual de Transplantes”, publicou.

“Com a autorização concedida ao Hospital Carlos Macieira, o governo fortalece a sua política de doação de órgãos e também passa a fazer parte de um célebre rol de unidades hospitalares habilitadas a devolver a possibilidade de futuro aos beneficiados pelo transplante”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A Portaria nº 2.363/MS permite que o hospital se torne parte efetiva do Programa Estadual de Transplantes do Maranhão. A meta inicial para 2025 será de realizar, pelo menos, 12 transplantes de rim e seis de fígado. A capacidade de assistência será ampliada conforme as demandas de retirada e procedimento.

“É uma notícia que muito nos alegra, pois o Maranhão passa, a partir de agora, a ter uma unidade de saúde sob a gestão da rede estadual, com capacidade de fazer a retirada e transplante de rim e fígado. Até então, somente o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão e o Hospital São Domingos haviam conquistado essa autorização”, destacou o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros.

Duas equipes de profissionais, uma composta por urologistas e nefrologistas, e outra por hepatologistas clínicos e cirurgiões do aparelho digestivo, atuarão de forma especializada na execução dos procedimentos, que somarão ao trabalho da Organização de Procura de Órgãos (OPO-HCM) e da UTI Transplante do HCM, a primeira especializada em pós-operatório de transplante do Maranhão.

“É um marco histórico. Com a publicação da portaria, o serviço passa a funcionar de forma imediata para a captação de órgãos. A nossa previsão é de que em três meses o primeiro paciente listado e apto para fazer o primeiro transplante seja recebido e efetivamente transplantado”, pontuou o coordenador da Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA), Hiago Bastos.

O Hospital Dr. Carlos Macieira fica localizado no bairro do Calhau, em São Luís, e é referência para procedimentos de alta complexidade no Maranhão. Ainda este ano, a unidade conquistou o Nível 2 de Acreditação, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por ter superado ao menos 70% os padrões de qualidade e segurança, bem como a aprovação das atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais essenciais.

27
dez

Nova lei autoriza que animais domésticos tenham RG com cadastro nacional

Pelo Jornalista Domingos Costa

O documento poderá ser emitido gratuitamente e fornecerá informações do animal assim como a residência de seus tutores.

O sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos encontra-se em fase final de teste e provavelmente entrará em funcionamento em breve, visando possibilitar que os tutores consigam realizar o registro de seus pets e emitir, de forma gratuita, o RG Animal.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o acesso a ferramenta poderá ser realizado pela conta Gov.br, o portal de serviços do governo federal.

Instituições voltadas ao resgate de animais e prefeituras também poderão cadastrar os animais sob sua responsabilidade e emitir a carteirinha de identificação, que incluirá um código de identificação (QR Code). Após ser fixado na coleira do animal, esse código possibilitará que qualquer pessoa consiga localizar o tutor ao utilizar a câmera do celular para escanear o registro.

Aprovada em novembro pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 18, a Lei 15.046/2024 autoriza a criação do cadastro pela União. O sistema reunirá dados sobre os tutores e os animais, visando facilitar assim o controle de zoonoses e o combate a abandono e maus-tratos de pets. A norma também deve estabelecer mais segurança em situações de compra e venda.

Segundo a nova lei, o registro deve conter identidade, CPF e endereço do proprietário, além de dados sobre a procedência e características dos animais como: raça, sexo, idade real ou presumida, vacinas aplicadas e as doenças contraídas ou em tratamento, assim como o local onde o pet é mantido. Será de obrigação dos tutores noticiar sobre a venda, doação ou morte do animal de estimação, apontando a causa.

Em situações onde o animal utilize um microchip subcutâneo que o identifique, o dispositivo poderá ser incluído no registro. “Salvo nos casos em que o procedimento for custeado pelo governo federal, a microchipagem não será obrigatória. No entanto, é recomendada como forma de aumentar a segurança e o controle dos animais”, destacou o MMA.

O microchip é um dispositivo implantado por veterinários sob a pele dos animais, com um código associado aos dados do tutor. Para que sejam acessadas as informações, é necessário utilizar um leitor adequado, normalmente disponível em clínicas veterinárias que realizam o procedimento.

Diretrizes

O registro dos pets será realizado prioritariamente pelos tutores responsáveis, porém, organizações não-governamentais (OGNs), prefeituras e o Distrito Federal poderão registrar animais sob sua guarda, assim como aqueles que se encontram em abrigos, canis, centros de zoonoses ou até mesmo em situação de rua. No momento em que esses animais forem adotados, a transferência da tutela será feita pelo sistema.

Conforme diz o MMA, os municípios e estados que utilizarem o sistema terão acesso a uma área específica, onde será possível visualizar e analisar dados estatísticos regionais. “Essas informações são essenciais para a gestão de programas locais de proteção e manejo populacional ético de cães e gatos, incluindo ações como vacinação, mutirões de castração e microchipagem, campanhas de adoção, entre outros”, enfatizou a pasta.

Atualmente, medidas semelhantes já existem no país, no entanto de forma descentralizada. O registro será acessível ao público via internet e a fiscalização e centralização dos dados será realizada pelos estados e pela União.

Não precisarão ser cadastrados animais voltados à produção agropecuária, para produtos ou serviços. A lei abrange apenas de animais destinados à companhia ou criados como de estimação.

Taxas

Após o Senado aprovar o projeto, surgiram especulações sobre a possibilidade de impostos a serem pagos por quem é dono de animal doméstico, assim como acontece em países como a Alemanha. Entretanto, a nova lei não prevê pagamento de nenhum tipo de taxação, autorizando apenas a criação do cadastro, que será gratuito.

O governo federal destaca que “No Brasil, o objetivo é melhorar a gestão e o planejamento de ações, sem impor sanções ou cobranças. O acesso público aos dados será limitado ao necessário para dar suporte a políticas públicas, com garantia de privacidade e proteção dos dados pessoais”.

26
dez

Após 10 anos, Flamengo retorna a São Luís para partida oficial no Castelão; ingressos já estão à venda

Pelo Jornalista Domingos Costa

O Flamengo está prestes a retornar à capital maranhense após quase uma década sem disputar um jogo oficial em São Luís. A equipe carioca enfrentará o Bangu no dia 22 de janeiro, às 19h, no estádio Castelão. A partida será válida pela quarta rodada do Campeonato Carioca, e, conforme o regulamento da competição, o time principal do Flamengo deve entrar em campo.

O último jogo oficial do Rubro-Negro em São Luís aconteceu em novembro de 2014, quando empatou em 1 a 1 com o Criciúma, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Agora, o Flamengo volta ao Nordeste como parte de uma estratégia da diretoria de levar os primeiros jogos do Cariocão para diferentes cidades da região.

Além da partida no Castelão, o Flamengo também jogará em outras três capitais nordestinas. A estreia será contra o Boavista, em Aracaju, no estádio Lourival Batista, nos dias 11 ou 12 de janeiro. Na sequência, o time enfrentará o Madureira no estádio Rei Pelé, em Maceió, entre os dias 14 e 16 de janeiro, e o Nova Iguaçu na Arena das Dunas, em Natal, nos dias 18 ou 19 de janeiro.

O retorno do Flamengo ao Maranhão reforça a importância do clube no cenário nacional e sua vasta torcida pelo Brasil, especialmente no Nordeste. A expectativa é de casa cheia para celebrar o reencontro entre o Flamengo e os fãs maranhenses.

26
dez

Paulo Victor registra chapa para eleição da Câmara de São Luís no próximo dia 1º

Pelo Jornalista Domingos Costa

A relação dos nomes dos vereadores integrantes da chapa liderada por Paulo Victor (PSB) à presidência da Meda Diretora da Câmara de São Luís foi tornada pública nesta quinta-feira (26).

A eleição será realizada na manhã do dia 1º de janeiro para o biênio 2025/2026 e a chapa que foi registrada consta os seguintes nomes:

  • Presidente: Paulo Victor
  • 1ª Vice-Presidente: Concita Pinto
  • 2º Vice-Presidente: Beto Castro
  • 3º Vice-Presidente: Raimundo Penha
  • 1º Secretário: Aldir Junior
  • 2º Secretário: Thyago Freitas
  • 3º Secretário: Daniel Oliveira
  • 4º Secretária: Clara Gomes
  • 5º Secretário: Cleber Filho
23
dez

Licitação para manutenção de estradas vicinais em Açailândia é suspensa e passa por investigação

Pelo Jornalista Domingos Costa

Aluísio Sousa mais uma vez é alvo do MP-MA.

Sob a gestão do prefeito Aluísio Sousa, a Prefeitura Municipal de Açailândia/MA está sendo alvo de uma investigação detalhada após a empresa Rota Aeroportos e Construções Ltda. denunciar supostos vícios insanáveis no edital da Concorrência Eletrônica nº 013/2024-SRP. O certame, destinado ao registro de preços para a manutenção preventiva e corretiva das estradas vicinais do município, foi suspenso pela administração municipal após notificação e análise preliminar.

Em resposta à denúncia, a agente de contratação do município, Sra. Alzilene da Cruz Rodrigues, informou por meio do Ofício nº 022/2024 que a suspensão ocorreu por decisão administrativa fundamentada, devidamente publicada no Portal da Transparência e no Diário Oficial do Município. Além disso, comunicou que o processo está sendo analisado para possível revogação, com o objetivo de retrabalhar o estudo técnico preliminar e o projeto básico.

A investigação em curso busca esclarecer as supostas irregularidades, que incluem possíveis falhas que podem gerar prejuízo ao erário e comprometem os princípios da transparência e legalidade nos processos públicos.

Com a suspensão do certame já implementada, o órgão fiscalizador considerou prejudicado o pedido de medida cautelar formulado pela empresa denunciante, devido à perda de objeto. No entanto, a análise de mérito continua e será aprofundada. O caso foi encaminhado para a Unidade Técnica, que irá elaborar um relatório minucioso sobre as denúncias apresentadas e as informações fornecidas pela prefeitura.

Após essa análise técnica, os responsáveis pela condução do processo licitatório serão formalmente citados:

• Sr. Aluísio Silva Sousa, Prefeito de Açailândia;

• Sr. Hallan Jefferson dos Santos Nobre, Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo;

• Sra. Alzilene da Cruz Rodrigues, Agente de Contratação.

Os citados terão 30 dias para apresentar defesa, conforme prevê a legislação estadual.

A investigação detalhada, que está em andamento, busca assegurar que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade e que os eventuais responsáveis por irregularidades sejam responsabilizados.

1 246 247 248 249 250 2.336