nov

O Desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), publicou esta semana em suas redes sociais uma imagem na qual cumprimenta o Papa Francisco.
O encontro aconteceu na Cidade do Vaticano, uma cidade-estado cercada por Roma na Itália, onde é a sede da Igreja Católica Romana e a residência do Papa.
A publicação da imagem da reverência do togado maranhense ao líder mundial da Igreja Católica foi bastante curtida e comentada no pelos seus seguidores.
“Estimado amigo, parabéns, você merece”, comentou o juiz Douglas de Melo Martins. Outro juiz de direito que também parabenizou foi Osmar Gomes: “Que bênção, Parabéns”, escreveu.
Advogados, juízes e amigos também elogiaram o encontro de Cleones e o Papa.
nov
Tentando mudar a imagem perante a sociedade maranhense, e de olho nas eleições de 2026, a senadora maranhense Eliziane Gama (PSD) começou a usar suas redes sociais no sentido de mostrar à sociedade maranhense o lado de “mulher humilde e próxima da família”.
Esse final de semana, por exemplo, Gama sem a presença do marido, Inácio Melo, surgiu em um sítio ao lado de familiares lavando pratos.
Segundo a senadora, ela lavou 58 pratos…
nov
Um vídeo despercebido de jornalistas que brincavam na galeria de imprensa da Assembleia Legislativa no dia da eleição da Mesa Diretora, no último 13 de novembro, ganhou importância após o resultado que acabou empatado em 21×21 e decretou a vitória da presidente Iracema Vale.
No vídeo, aparece o empresário Luciano Galego, 3º suplente de deputado federal pelo PL, dentro do Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, fazendo uma espécie de blitz junto aos deputados do seu partido.
Ligado ao deputado federal Josimar de Maranhãozinho, o “empresário operador” aparece conversando com deputados do PL, mas ao notar que estava sendo filmado, saiu rapidamente do Plenário.
Galego não é deputado estadual e tampouco assessor parlamentar, então, não se sabe ainda quem autorizou seu acesso ao Plenário da Casa.
De certo mesmo que a atuação de Luciano deu resultado, pois todos os deputados do PL votaram em Othelino Neto para presidente da ALEMA.
LEIA TAMBÉM:
– Luciano Galego, o operador de Josimar Maranhãozinho que atua em 20 ramos “empresariais”
– Todos os cinco deputados do PL votaram com Othelino Neto para presidência da Assembleia
nov

Desde o ano de 1995, o Artigo 8º, inciso IV, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão diz claramente qual o critério de desempate nas eleições internas da Casa para a Mesa Diretora.
“IV – eleição do candidato mais idoso, em caso de empate;”, expressa o regimento interno inalterado desde o ano de 1995.
O motivo para trazer à tona o assunto é que a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, realizada no último dia 13, na qual foi reeleita a deputada estadual Iracema Vale (PSB), foi judicializada pelo deputado estadual Othelino Neto (SSD), que foi derrotado.
Othelino buscou o Supremo Tribunal Federal (STF), acredite, para anular a regra que consta claramente no Regimento Interno da Assembleia Legislativa.
– Regra de desempate não foi alterada
Ao contrário do que alguns meios de comunicação estão publicando, a regra de desempate por idade não foi alterada recentemente por meio da Resolução Legislativa nº 1.300/2024.
A mudança do regimento interno para esta eleição se resumiu apenas no que trata da data da reeleição e do voto secreto dos deputados. Todos os outros artigos do Regimento Interno foram mantidos na íntegra.
LEIA TAMBÉM:
– Quando os perdedores não têm limites
– Iracema Vale é reeleita presidente da Assembleia Legislativa
– A tentativa de “golpe” e a festa que não aconteceu na eleição da Assembleia
nov

Luciano Galego é um braço empresarial do deputado federal Josimar Maranhãozinho.
Luciano Rodrigues Seidel, ou simplesmente, “Luciano Galego”, 3º suplente de deputado federal pelo PL, natural de Imperatriz, se tornou um dos empresários mais influentes do Maranhão nos últimos anos graças ao apadrinhamento do deputado federal Josimar Maranhãozinho, presidente do PL estadual.
Usando dezenas de empresas, boa parte delas apenas de fachada, Galego possui contratos com praticamente todas as prefeituras do PL, entre outras forças políticas. Tudo, sob a anuência de Maranhãozinho.
Luciano é uma espécie de “operador” do deputado federal…
E é exatamente pelo crescimento empresarial que Luciano decidiu enveredar para o campo da política partidária. O suplente de deputado do PL chegou assumir o mandato na Câmara Federal por quatro meses, entre dezembro de 2023 a março de 2024, por articulação direta feita por Josimar.
O que levanta ainda mais suspeitas sobre a atuação de Luciano Galego é o ramo de atuação dele, na verdade, ele possui braços em praticamente todos os setores de prestação de serviços públicos à prefeituras e órgãos públicos.
Conforme apuração do Blog do Domingos Costa, o empresário atua em:
1 – venda de livros didáticos;
2 – robótica para Educação;
3 – merenda escolar;
4 – gêneros alimentícios para secretarias municipais;
5 – cestas básicas;
6 – material de higiene;
7- limpeza;
8 – material de expediente;
9 – carteiras escolares;
10 – iluminação pública;
11 – energia solar;
12- locação de máquina e equipamentos;
13- instituto de terceirização na área de Saúde e serviços;
14 – fardamento escolares e de órgãos públicos;
15 – estrada vicinal;
16 – lixo urbano e hospitalar
17 – asfalto;
18 – venda de medicamentos;
19 – serviços laboratoriais
E, por último, o 20º ramo de atuação de Luciano Galego é o de “emprestar dinheiro a juros”.
nov

A Prefeitura de Pio XII firmou um contrato no valor de R$ 1.028.737,05 com a empresa Projex Construções e Locações Ltda., destinado à locação de veículos para a Secretaria Municipal de Educação. Embora a justificativa oficial seja a necessidade de transporte de materiais e pessoas na zona rural e urbana do município, o alto valor e os detalhes do contrato têm gerado questionamentos e levantado suspeitas entre moradores e observadores locais.
– Detalhes que chamam atenção
O contrato prevê a locação de diversos tipos de veículos, como motocicletas, carros de passeio, caminhonetes e vans, com valores mensais que variam de R$ 2.917,52 (motocicletas) a R$ 12.538,80 (vans). As especificações técnicas incluem veículos como:
Honda CG 150 Titan: Para transporte ágil; – Ford Ka 1.0 SE Flex: Carro compacto de passeio; – Chevrolet S10 e Toyota Hilux: Caminhonetes 4×4 para cargas em áreas de difícil acesso; – Mercedes-Benz Sprinter: Van para transporte coletivo com capacidade para 15 passageiros; Todos os veículos serão fornecidos sem motorista e com combustível a cargo da Prefeitura.
Apesar disso, exigem-se condições de quilometragem livre e estado de conservação impecável, gerando dúvidas sobre a real necessidade de tamanha estrutura e o custo elevado envolvido.
– Suspeitas sobre superfaturamento
O Blog do DC questiona os valores pagos pela locação, considerados acima do mercado para contratos semelhantes. Por exemplo, o aluguel mensal de uma van por mais de R$ 12 mil tem sido apontado como desproporcional, especialmente em um município pequeno e com recursos limitados.
Além disso, há dúvidas sobre a real utilização de veículos de alto padrão, como caminhonetes 4×4, e a distribuição dos mesmos entre os serviços da Secretaria de Educação.
Outro ponto de preocupação é o vínculo orçamentário com o FUNDEB, um fundo federal destinado exclusivamente à educação básica. A destinação desses recursos para locação de veículos em vez de melhorias diretas no ensino tem gerado críticas de que a medida não prioriza a educação de forma adequada.
– Fiscalização e falta de transparência
Embora o contrato preveja a fiscalização por um servidor designado para atestar a execução dos serviços, a ausência de detalhes públicos sobre o acompanhamento efetivo reforça as suspeitas. Não há clareza sobre como será feita a verificação do uso dos veículos ou mesmo se eles atenderão de fato às demandas mencionadas no contrato.
– Um contrato de fachada
As circunstâncias e o valor elevado do contrato levantam questionamentos sobre a possibilidade de este ser mais um caso de contratação de fachada. O curto prazo de vigência do contrato, limitado até 31 de dezembro de 2023, também é apontado como um fator intrigante, dado que os custos totais ultrapassam a marca de um milhão de reais para menos de um ano de serviços.
nov
Com o slogan “Brilha uma estrela no seu coração”, foi anunciada nesta semana a programação do Natal do Maranhão 2024, que será oficialmente lançado pelo Governo do Estado no próximo dia 1º de dezembro, na Praça Dom Pedro II, em São Luís.
Uma das novidades desse ano será a inédita Vila Encantada do Ipem, no bairro Calhau, em São Luís.
O espaço será inaugurado no dia 5 de dezembro e contará com Desfile Natalino, Casa do Papai Noel, Cantata Natalina, apresentações infantis, imersão gastronômica e feiras artesanais.
Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão já anunciou as atrações confirmadas para a festa do Réveillon 2025, na Avenida Litorânea, na orla da capital maranhense.
O tema da festa será “Tempo de Grandes Alegrias” e a tradicional festa da virada será animada pelos shows de Murilo Huff, Natanzinho Lima e Olodum.
Segundo Brandão, o Governo do Estado também anunciará nos próximos dias a programação do réveillon de Imperatriz e para a inédita festa da virada promovida pela gestão estadual na praia de Araoca, em Guimarães, município localizado no litoral ocidental maranhense – em janeiro deste ano o governador Carlos Brandão inaugurou a estrada que dá acesso à praia. A via foi batizada de ‘Caminho dos Poetas’.
O Natal do Maranhão 2024 terá atrações de 1º a 29 de dezembro. Na cerimônia de abertura, no dia 1º, será inaugurada a decoração natalina na Praça Pedro II e o show de vídeo mapping na fachada do Palácio dos Leões.
A programação do Natal 2024 terá, ainda, show de luzes natalinas no Centro Histórico de São Luís, apresentações no Canto da Cultura (esquina entre a Rua Portugal e a Rua da Estrela) e bandeirinhas natalinas, que já foram aplicadas em ruas da Praia Grande.
Outra novidade será o Natal da Família Itinerante, projeto que vai levar atrações natalinas a vários bairros da capital maranhense a partir do dia 5 de novembro. A ideia é promover a inclusão, incentivo ao comércio local e acesso à arte e entretenimento.
O Natal Maranhão 2024 é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secma, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Equatorial Energia.
nov
Quase 15 milhões de reais parece ser muito para a estrada que a prefeita Luciana Trinta está fazendo

Uma das situações mais perigosas da estrada se percebe nas curvas onde a inclinação é ao contrário do que estabelece as normas de segurança
A estrada vicinal que liga o povoado Baixão do Capim a Placa de Araioses com nano estabilizante de solo que está sendo realizada pela prefeitura de Araioses apresenta inúmeras irregularidades na execução do serviço e muitas queixas dos moradores, que não aprovam a obra como está sendo feita, pois estão sendo muito prejudicados com os efeitos colaterais por ela provocados.
A obra com custo final de R$ 14.970.225,00 (quatorze milhões, novecentos e setenta e vinte e cinco reais) – recursos próprios do município de Araioses – está sendo realizada pela Pavion do Brasil Nano Tecnologia LTDA, uma empresa sediada em Queimados, no estado do Rio de Janeiro.
A pavimentação com nano estabilizante de solo parece ser muito eficiente, como mostram algumas imagens postadas no site da Pavion, porém o que está sendo feito na estrada dos baixões está muito longe do padrão esperado. É como se pagássemos por uma mercadoria de qualidade e recebêssemos outra de péssima qualidade.
Nesse caso só nos resta que seja feita uma fiscalização por parte do Poder Legislativo Araiosense, de preferência na companhia de quem representa o MP/MA em Araioses.
A obra como nos foi dito por vários moradores que tem suas residências as margens da estrada, já tem muitas falhas – há realmente lugares em que o solo já “fofou” com a passagem de veículos – e também pela falta de canaletas e bueiros, onde possa escoar as águas no período chuvoso.
No Baixão do Estreito, uma família onde mora um senhor de 95 anos eles estão preocupados com uma ladeira que por ela pode descer uma enxurrada de água podendo até levar junto a moradia deles. No local a empresa não fez nada por onde o curso das águas e do que mais for arrastado pelas chuvas desviando da moradia.
Importa ainda dizer que nessa mesma residência uma idosa de 89 anos está prostrada em uma rede há vários sem conseguir respirar direito devido à poeira, que a todo o momento é obrigada a inalar junto com o ar que respira. Quando passam os veículos estão é muito pior é um horror!
Também se percebe que os serviços não estão de acordo com as normas de segurança, pois em algumas áreas de curvatura, a inclinação do piso da estrada é ao contrário, o que pode facilitar a ocorrência de acidentes.
No Povoado Placa de Araioses ver-se uma placa indicativa de parte da construção da obra com extensão de 11 km, no valor de R$ 3.900.000,00 (três milhões de reais). Isso seria aproximadamente um terço de todo o percurso o que sugere que toda a estrada custaria menos de 12 milhões de reais, porém com o aditivo nela posto essa chegará aos 15 milhões de reais, menos um tico de R$ 29.775,00.
Também na visita que a reportagem fez a estrada nesta quinta-feira (22/11) não foi possível ver máquinas da Pavion – as que lá estão devem ter sido contratadas de empresas da região – e fiscalização não há, pelo menos foi o que disse todos os moradores perguntados.
A estrada do Baixão do Capim passando por toda a região dos baixões até a Placa de Araioses não será concluída até o final da atual administração. Nem os 11 km como indica a placa, pois muito do que já foi feito terá de ser refeito, diante dos inúmeros problemas apresentados.
A estrada dos baixões não está boa. Está perigosa e muito pior ficará logo que cair às primeiras chuvas. Para Elisa moradora no Baixão da Água Branca vai ficar pior do que estava.
Qual seja feita para que os 15 milhões de reais do povo araiosense não sejam em seu total jogado fora ou engolido por alguém.
Com sua fabricação à base de enzimas, quando misturado com no mínimo 30% de argila ele age no solo expulsando a água fazendo com que a área fique tão sólida quanto o asfalto. Nosso produto é 100% natural, promovendo segurança para os envolvidos na obra e para o meio ambiente.
ASSISTA O VÍDEO AQUI
nov
Nesta sexta-feira (22), o deputado estadual Dr. Yglésio gravou um vídeo e denunciou a influenciadora Andressa Tainá Sousa, acusada de ostentar uma vida de luxo regada a festas milionárias – supostamente financiadas por jogos ilegais, conhecidos como o “jogo do tigrinho”.
De acordo com o parlamentar, o aniversário da influenciadora custou mais de R$ 500 mil reais.
“Estamos sustentando as festas dela, enquanto muitas pessoas aqui estão enfrentando dificuldades. Isso é fruto de jogatina ilegal”, afirmou o deputado. Ele pediu um posicionamento das autoridades competentes, destacando que o dinheiro que deveria servir para benefícios sociais estaria sendo desviado para alimentar o luxo.
Após a influenciadora digital Skarlete Mello ter sido presa e desarticulada pela Polícia Civil do Maranhão, Tainá Sousa herdou o “trono” como a maior divulgadora do Fortune Tiger, ou ‘Jogo do Tigre’, em São Luís.
LEIA TAMBÉM:
– Maior divulgadora do ‘Jogo do Tigre’ em São Luís anuncia festa de aniversário de meio milhão
nov
PF investiga transferências fraudulentas de domicílio eleitoral e compra de votos. Operação Clientelismo foi deflagrada na cidade de Itaipava do Grajáu/MA e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão.

Agentes da PF no endereço do prefeito Júnior do Posto.
Na data de hoje (22/11), a Polícia Federal cumpriu 05 mandados de busca e apreensão na cidade de Itaipava do Grajaú/MA. A ação policial, autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral, foi deflagrada no âmbito da Operação Clientelismo.
A operação é decorrente do inquérito policial que investiga um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral e compra de votos realizada por vários indivíduos. Entre os investigados há candidatos no pleito eleitoral de 2024 e uma servidora que prestou serviços a Justiça Eleitoral em Itaipava do Grajaú/MA.
A investigação apontou que o esquema criminoso funcionava a partir do aliciamento de eleitores residentes na zona rural de Jenipapo dos Vieiras e Grajaú, com foco principal em indígenas das Aldeias São Pedro dos Cacetes (município de Jenipapo dos Vieiras) e Aldeia Coquinho 2 (município de Grajaú), além dos eleitores do Povoado Alto do Coco (município de Grajaú). Os eleitores eram convencidos a transferir seus domicílios eleitorais para a cidade de Itaipava de Grajaú, sob a promessa de recebimento de cestas básicas, materiais de construção, gado, construção de estradas e instalação de energia elétrica, e a votarem nos candidatos indicados pelo grupo.
As transferências de domicilio eleitoral para Itaipava do Grajaú/MA eram realizadas somente com a apresentação do documento de identidade, não sendo exigido nenhum tipo de comprovante de endereço ou declaração de domicilio.
A Operação de hoje tem relação com a atuação da Polícia Federal na Terra Indígena Urucu-Juruá no dia das eleições deste ano (06/10/2024). Na ocasião, Policiais Federais juntamente com a Polícia Civil, Policia Militar e Exercito realizaram a desobstrução da via de acesso a Aldeia Urucu, local onde havia seções eleitorais. O bloqueio foi realizado por indígenas locais e visava chamar a atenção das autoridades sobre a transferência fraudulenta do domicilio eleitoral de dezenas de indígenas de outras cidades (Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Arame) para Itaipava de Grajaú. Segundo as lideranças indígenas, a maioria dos eleitores que transferiram o domicílio eleitoral iria votar na seção que fica na Aldeia Juruá. Assim, a intenção dos indígenas era impedi-los de votar.

