set
2024
Partido Novo registra 32 candidatos a vereadores e sonha em chegar aos 80% do quociente para eleger um
A possibilidade do partido eleger uma cadeira na Câmara é real. Para isso, os puxadores de votos têm de conquistar juntos algo em torno de 10 mil votos e os “buchas” somar pouco mais de 4 mil, com isso a sigla alcançar os 80% do quociente eleitoral exigido para eleger 01 (um) vereador na sobra.
Dando prosseguimento a série de prognósticos relativos às eleições deste ano, no que diz respeito a disputa das 31 (trinta uma) cadeiras da Câmara de Vereadores de São Luís, o Blog do Domingos Costa agora traz a situação do partido Novo
Foram registradas pelo Novo um total de 32 candidaturas à Câmara Municipal: 10 (dez) mulheres e 22 (vinte e dois) homens.
A legenda possui 07 (sete) candidatos com maior potencial de votos, que são os “puxadores”: Dr. Ruy Palhano, Saul, Gualhardo, Fábio Henrique, César do Jornal, Juvencio Farias Júnior. Dr Mauro César e Matheus Praseres. Os outros 25 candidatos são considerados “buchas”.
A possibilidade do partido eleger uma cadeira na Câmara é real! Para isso, os puxadores de votos têm de conquistar juntos algo em torno de 10 mil votos e os “buchas” somar pouco mais de 4 mil, com isso a sigla alcançar os 80% do quociente eleitoral exigido para eleger 01 (um) vereador na sobra.
Pelo prognostico do Blog do DC, 80% do quociente eleitoral equivale a cerca de 14 mil votos, nessa conta, ainda pode ser acrescentada votos de legenda do Novo, vez que Wellington do Curso é candidato a prefeito pela sigla.
A missão é quase dificílima, mas não é impossível.
– E MAIS…
Vale destacar que São Luís possui 746 mil eleitores aptos nestas eleições e, como esperado, 25% da população é abstenção (não votam), portanto, baseado no atual cenário municipal, o quociente eleitoral, votos válidos [550 mil é esperado nas urnas] divididos pelas 31 cadeiras da Câmara Municipal, deve representar algo em torno de 17 mil eleitores – número para eleger um vereador de forma direta.
“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.
E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.
LEIA TAMBÉM:
– PSB registra 31 candidatos e deverá eleger 7 vereadores em São Luís
– MDB registra 31 candidatos a vereadores e deverá eleger apenas o filho de Cléber Verde em São Luís
– PDT registra 28 candidatos a vereadores e deverá eleger apenas uma cadeira na Câmara de São Luís
– PL deverá eleger duas cadeiras de forma direta e brigar pela terceira vaga na Câmara de São Luís
– PRD registra 32 candidatos a vereadores e deve eleger três cadeiras na Câmara de São Luís
– PSD deve eleger quatro vereadores em São Luís; confira o prognóstico
– Federação PSDB/Cidadania deverá eleger dois vereadores na Câmara de Vereadores de São Luís
– Em São Luís, partido DC registra 32 nomes para disputa na Câmara de Vereadores; veja quem tem chance
0 Comentários