Algumas vezes o melhor meio de convencer alguém que está errado é deixá-lo seguir seu caminho. Entre os muitos ditados populares, alguns podem facilmente ser empregados na didática da nossa política. “Amarra-se o burro à vontade do dono”, por exemplo, é uma frase de caráter popular que define a atitude do político tutoiense sem mandato, Francisco de Assis Canavieira Fonseca, o Chico Canavieira.
Hoje com 60 anos, Canavieira soma quatro disputas eleitorais municipais consecutivas. Iniciou a caminhada que objetiva chegar a Prefeitura de Tutóia no ano de 2000, onde filiado ao PDT atingiu 3,9% dos votos, resultando em 591 votos.
E foi aumentando liderança nas eleições seguintes. Em 2004, no PSDB, teve crescimento significativo, obtendo 3.874(21%) votos. Quatro anos após, na eleição de 2008, de volta ao PDT, obteve 6.249(26%), se consolidando como nome forte da oposição.
E provou sua liderança no ano passado, quando na eleição de 2012, agora filiado ao PT, alcançou 10.696 (41%) dos votos válidos. Da primeira disputa, até a do ano passado, na longa e insistente luta para chegar ao executivo, já se passaram mais de 13 anos. E parece que Chico não aprendeu como funciona a arte da política.
Na passagem da Governadora Roseana Sarney(PMDB) pelo Município de Tutóia, na última quinta-feira 14/11, ela deixou claro que seu aliado político na Cidade é o Prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, o Diringa(PSD).
Mesmo fazendo uma desastrosa administração – assim como seu Governo – Roseana Sarney preferiu posar no palanque montado ao lado do Prefeito Diringa, sem temer a revolta da população.
Restou a Chico Canavieira – mesmo não precisando – mendigar à filha de Sarney após a solenidade do “governo itinerante” na residência de seu agora aliado ex-prefeito Zilmar Melo Araújo.
A atitude do líder político tutoiense só vem diminuir tudo que construiu ao longo de mais de uma década. Sujeitar-se à família Sarney é suicídio político. Ora, se a Governadora prefere está ao lado do Prefeito, então Canavieira tem que se posicionar do lado contrario, é o óbvio!
Mas, parece que o “eterno” candidato a Prefeito não pensa assim. Pra avivar a memória de Chico, não custa lembrar que recente pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop), mostra que em Tutoia, Flávio Dino lidera com 40 pontos de vantagem sobre o candidato da família Sarney, Luís Fernando, que aparece com apenas 8,82% das intenções do eleitorado, enquanto o Presidente da Embratur tem 49,35% das intenções de voto(VEJA AQUI).
Portanto, a preferência de Canavieira não tem explicação, ou talvez tenha muita$ explicaçõe$…
Como disse no inicio da matéria, vou repetir para que Chico Canavieira não esqueça: “Algumas vezes o melhor meio de convencer alguém que está errado é deixá-lo seguir seu caminho, pois, amarra-se o burro à vontade do dono.”
0 Comentários