16
set
2022

Prefeito de Raposa esconde folha de pagamento dos servidores comissionados do Portal de Transparência

Pelo Jornalista Domingos Costa

Apenas 30% dos servidores comissionados constam na folha de pagamento da prefeitura de Raposa, outros 70% contratados estão ocultos.

O que o gestor tem a esconder???

O que o gestor tem a esconder???

Reina a falta de transparência na prefeitura de Raposa sob a gestão Eudes Barros (PL). O Blog do Domingos Costa fez uma checagem junto a folha de pagamento dos servidores comissionados e descobriu que a relação está incompleta no Portal de Transparência da gestão municipal.

Apenas cerca de 30% dos servidores contratados constam na relação, os outros 70% dos nomes, cargos e também os valores de suas respectivas remunerações estão sendo ocultados da sociedade e dos órgãos de controle e fiscalização de recursos públicos.

A constatação de que a relação dos servidores públicos municipais em cargos comissionados – aqueles os quais o prefeito nomeia a bel-prazer – está sendo escondida pelo prefeito Eudes, veio após nomes de pessoas muito conhecidos entre os raposenses que trabalham na gestão local, não constarem na planilha de remuneração de servidores, como também não aparecer na tabela de cargo e funções.

O Blog do DC apurou que existe casos no qual o funcionário foi contratado pelo prefeito, obviamente por critérios meramente político, sua nomeação foi publicada no diário oficial, porém, o nome não consta na folha de pagamento da prefeitura que aparece no Portal de Transparência.

Em outra situação surreal, a pessoa contratada – que não consta o nome na folha de pagamento do Portal de Transparência – recebe dinheiro em sua conta bancária todo mês sem ter passado pelo Diário Oficial do município, ou seja, o servidor contratado recebe sem nunca ter sido nomeada oficialmente.

A situação é uma verdadeira aberração administrativa!

– Crimes 

A conduta do prefeito em maquiar a folha de pagamento é considerada crime de Improbidade Administrativa, passivo até de cassação caso a Câmara de Vereadores atue de forma veemente no caso.

Um especialista em contas públicas ouvido pelo Blog do DC, informou que a prática de esconder nomes na folha de pagamento e não seguir o rito estabelecido em Lei é uma espécie de pedalada fiscal.

É, também, ocultação de despesa pública no Código Penal é crime de prevaricação e na Lei de Responsabilidade Fiscal é enquadrado em crime de responsabilidade.

O prefeito e todos os demais secretários envolvidos no esquema devem ser representados formalmente no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) dentro dos próximos dias…

1 Comentário

  1. ANTONIO disse:

    Um tremendo mão de grude e um 171.Acorda povo!

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!