Até os adversários se renderam

Cantor Diel França animou o último dia de Carnaval, em Raposa.
O carnaval realizado pela prefeita Talita Laci foi tão organizado, seguro e atrativo que até os adversários se esbaldaram no corredor da folia, montado no Viva. Foram quatro dias de segurança, regados a muita animação, com uma estrutura nunca antes vista em um evento local. Mesmo os ferrenhos contra a atual gestão se renderam aos elogios diante da grandeza do evento nunca antes visto na cidade.
Divisor de águas
O carnaval 2017 fica na história como o melhor de todos os tempos. Desde a época do ex-prefeito José Laci não se via algo do tipo. O primeiro evento da gestão Talita fica, portanto, como um divisor de água entre os governos que não se importavam com a valorização da Cultura e a gestão que investe no setor para aquecer a economia.
Delegado Marcone Caldas

Delegado Marcone ladeado da sua equipe…
A Polícia Civil sob o comando do delegado Marcone Caldas, auxiliado por quatro investigadores e um escrivão se fizeram presentes durante todos os dias monitorando o local. A delegacia funcionou sob regime de plantão no horário que se estendeu o carnaval, no entanto, nenhuma ocorrência foi registrado no período. Inclusive, não houve qualquer incidência grave tal como homicídio ou agressão. Para se ter uma ideia da tamanha tranquilidade, sequer houve registro de um condução por desacato no período carnavalesco.
Organização
Muito elogiado também foi a demarcação dos espaços para os ambulantes. Para não atrapalhar os foliões, a organização só permitiu entrada de barracas previamente credenciadas e, os mais de 50 que entraram no Corredor da Folia, não podiam mover-se do local de origem. Dessa forma reinou a organização nos quatro dias. Quem não sabia das regras foi deslocado para um espaço ao fundo do evento onde pôde realizar suas vendas.
Mudanças
Por falar em barracas, nas administrações anteriores o espaço para quem quisesse montar suas vendas era comercializado a preço exorbitante. As bebidas tinham de ser compradas na mão de um só distribuidor ligado a alguém da prefeitura. Esses “costumes” absurdos foram quebradas pela gestão Talita. De forma que todos os espaços foram distribuídos gratuitamente; Cerveja, água e refrigerante puderam ser comprados e vendidos da forma que o barraqueiro achou conveniente. Tudo ficou livre, porém, monitorado pela organização para não fugir do controle.
Caravana da Alegria

Caravana da Alegria fez a festa da criançada…
Mesmo debaixo da chuva, centenas de crianças assistiram ao show da ‘Caravana da Alegria, que levou ao palco a galinha pintadinha e os palhaços Patati Patata entre outros personagens infantis. Brinquedos infláveis, pula-pulas, e piscina de bolas também fizeram a alegria da criançada na tarde de terça-feira (28).
Estrutura
Chamou atenção a estrutura do “Corredor da Folia”, que contou com banheiros químicos – limpos nas manhãs de cada evento -, disciplinadores por toda a extensão do Viva, além de um forte esquema de segurança, palco, som e luz, tudo de primeira qualidade. Sem esquecer, é claro, da ornamentação do portal de entrada e dentro Corredor.
Limpeza
Impecável também foi a equipe de Limpeza. Comandada pelo chefe do setor, Gigi, todo o circuíto foi limpo logo nas primeiras horas de cada festa. No dia seguinte, tudo estava pronto para mais uma noite de folia.
Interdição de rua
Pontualmente as 16h, a rua do Coqueiro – que dar acesso ao Viva – foi interditada para melhor organização do transito. Motos e carros tiveram que estacionar nas mediações, assim, proporcionando mais espaço para os brincantes e evitando, eventuais, acidentes automobilísticos. Os ônibus foram proibidos de seguir até o Viva, ficaram nas mediações da Praça Central.
Segurança

Prefeita Talita ao lado do Cel. Brito e PM’s que atuaram no Viva.
Além de 20 Polícias Militares que cobriram o evento – seguindo um pedido da prefeita Talita ao governo do Estado do Maranhão -, mais 30 seguranças particulares ajudaram na segurança do evento, que teve ambiente tranquilo durante os quatro dias, marcado pela alegria e paz.
Bloco Raposão
Não somente pelas prévias, o Bloco Raposão – organizado pelo presidente da Câmara Beka Rodrigues – foi o mais badalado da cidade no período carnavalesco. Para aquisição de abadás, bastava trocar dois quilos de alimentos não perecível, que serão destruídos nos próximos dias a quem mais precisa – pela camisa oficial da brincadeira. No último dia de folia, Beka ainda conseguiu distribuir 4 mil latinhas de cervejas para os brincantes que acompanharam o bloco nas ruas do município.
Regras no circuito
Bem antes da folia começar, a prefeitura estipulou regras para que tudo ocorresse dentro da normalidade – como de fato aconteceu. Foi proibido a entrada de bebida em recipiente de vidro; saída e entrada de foliões somente pelo portão principal; Além da revista obrigatória para todos os brincantes. Resultado: Tudo dentro da normalidade.
Ambulância de prontidão
A ambulância adquirida pela prefeita junto ao governo do Estado na semana do carnaval, ficou de prontidão durante os quatro dias de folia. Sempre posicionada atrás do palco; felizmente o veículo equipado com maca, prancha, umidificador, cadeira de rodas, cilindro, transporte para oxigênio, monitor cardíaco e desfibrilador, não precisou em nenhum dia ser usado. Ainda bem!!!
Equipe da Saúde

Equipe da secretaria de Saúde nos 4 dias de folia.
Por determinação da prefeita, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve todos os dias no evento realizando diversos serviços, além da distribuição de preservativos. A iniciativa foi bastante elogiada por quem passou pelo local.
Colaboração dos foliões
Se o carnaval foi um sucesso em todos os aspectos, muito se deve também a colaboração dos brincantes raposenses. Todos os dias o circuito foi sucesso de público, tudo em clima de paz e com muita animação.
Quem ganhou com o carnaval?
Além do comércio local, mototaxistas que carregaram os foliões; Os salões de beleza que lotaram diante da demanda – principalmente feminina; Os barraqueiros e ambulantes que faturaram os quatro dias. As lojas que aqueceram suas vendas; Os bares, as lanchonetes, os restaurantes, o turismo, a cultura, enfim, o povo ganhou com o carnaval organizado pela prefeitura.
Apoiadores
A realização do carnaval só foi possível graças ao apoio recebido do governo do Maranhão e do deputado estadual Stênio Rezende. Foram esses dois apoiadores que contribuíram decisivamente para a realização desse evento que fica na história da cidade.
Discurso na abertura e encerramento

Prefeita subiu ao palco para discursar em tom de agradecimento na abertura e encerramento.
Quem pensou que a prefeita Talita Laci fosse se esconder do povo no carnaval quebrou a cara. A gestora fez questão de pular o carnaval junto com os foliões no meio do corredor da folia. Talita ainda subiu ao palco e realizou forte discurso tanto na abertura quando no encerramento do evento.
Horário de funcionamento
Motivo de criticas para alguns, o termino do horário dos shows foi algo acertado bem antes do carnaval entre a prefeitura e a polícia militar. A razão para desligar o som por voltas das 00h00 foi exatamente evitar problemas se segurança. Se bem que todos os shows avançaram o horário estipulado, a exemplo do encerramento, na terça-feira (28), que foi até as 01h30.
Pagamento antecipado
Além da festa que contou com diversas atrações e muita oportunidade para geração de emprego e renda, a Prefeitura antecipou o pagamento dos funcionários públicos municipais. Com dinheiro no bolso, foi só alegria. As transferências bancárias foram realizadas após as 18h de sexta-feira, dia 24.
Dupla afinada

Adjunto e secretário de Cultura, Biscoito e Oliveira.
No corredor da folia se viu muito entrosamento da dupla Oliveira e Biscoito. Respectivamente secretário e adjunto, os dois trabalharam todos os dias para que nada saísse errado, o que de fato aconteceu.
Pensando já no São João
O evento foi tão bom que tinha barraqueiro perguntando quando será o credenciamento para o Arraial do Pescador, no São João.
0 Comentários