26
ago
2022

Veja a análise dos primeiros programas eleitorais dos candidatos ao governo do Estado

Pelo Jornalista Domingos Costa


O Blog do Domingos Costa analisou os primeiros programas eleitorais de TV dos candidatos do governo do Estado que foram ao ar no início da tarde de hoje. Para muitos analistas políticos, a campanha começa, de fato, depois que vai para a televisão. Por isso é tão importante que as peças convençam o eleitor.

Veja as análises:

Carlos Brandão (PSB)

Com 5 minutos e 16 segundos, o governador Carlos Brandão, da coligação “Para o bem do Maranhão”, aproveitou o maior tempo de TV para enfatizar as conquistas obtidas nos últimos sete anos e meio da gestão que fez junto com Flávio Dino. E focou em três principais áreas que foram destaques, inclusive, nacionais: saúde, educação e produção (aí incluída a agricultura familiar e os restaurantes populares).

Com boa estética, o programa teve início com a participação do povo e forte apelo pela continuidade do sentimento de mudança que tomou conta do Maranhão nos últimos anos. Teve também uma breve apresentação da vida de Brandão, seu histórico de experiência e ficha limpa na vida pública, e a ratificação do apoio de Flávio Dino e Lula ao seu nome.

Avanços como a expansão das unidades de saúde e marcas como o destaque nacional do combate à pandemia foram exaltados. Conquistas na educação como o Escola Digna e a implantação de várias escolas de tempo integral ganharam destaque. Bem como a construção da maior rede de restaurantes populares do Brasil.

A dobradinha com Flávio Dino no mesmo programa reforça o caminho de continuidade de um governo aprovado por cerca de 60% dos maranhenses. A entrada do vice Felipe Camarão foi a cereja do bolo para destacar que a chapa está preparada para governar o Maranhão, principalmente porque as propostas de expansão de todas as conquistas deram a tônica no primeiro programa.

O jingle alegre, pra cima, e que explica de forma certeira o caminho que o estado deve tomar finalizou o primeiro programa de Brandão com uma proposta que dará o norte para sua campanha: exaltar, com satisfação, que o Maranhão deve continuar avançando.

– Weverton Rocha (PDT)

O senador Weverton Rocha, da coligação “Juntos Pelo Trabalho” tem o segundo maior tempo de TV entre os candidatos ao governo do Estado, com 2 minutos e 35 segundos, e aproveitou o primeiro programa para focar, majoritariamente, em si. Mais de 80% do tempo do programa é ocupado pelo pedetista, em uma estética cansativa, sem emoção e ególatra.

Weverton iniciou seu programa falando da sua infância no bairro do São Cristovão, em São Luís, e ignorou o fato de ter nascido em Imperatriz. De olho no eleitorado evangélico, fez questão de dizer que sua mãe é uma professora evangélica.

Ao se apresentar, lembrou das suas controversas passagens pelo movimento estudantil e pela Secretaria de Esportes no governo Jackson Lago. Sobre o ex-governador, ele apenas citou que se aproximou dele com 14 anos.

O candidato do PDT ocupou o maior tempo do seu primeiro programa para destacar seus mandatos como deputado federal e senador. Ele enfatizou a parceria com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), o projeto de lei de corte e energia, que ele copiou do deputado estadual Duarte Júnior, e tentou usurpar conquistas da Bancada Federal, como o Hospital do Câncer de Pinheiro.

Diferente de Brandão, que fez questão de mostrar o vice Felipe Camarão, Weverton escondeu completamente Hélio Soares, que é do partido de Bolsonaro.

O fato curioso foi a falta de críticas ao atual governo, do qual fez parte por sete anos. Talvez Weverton esconda da TV a postura combatida que tem feito ele cair nas pesquisas. Em claro sinal de mudança de rumos. Ele finalizou o primeiro programa com promessas vazias.

Em resumo, o primeiro programa de Weverton deixou muito a desejar.

Lahésio Bonfim (PSC)

Com apenas 19 segundos, Lahésio Bonfim, da coligação “Coragem para mudar o Maranhão”, mal conseguiu falar o seu nome, mas não perdeu a oportunidade de espalhar a fake news que deve nortear a sua campanha: a doação do seu salário como prefeito de São Pedro dos Crentes para construção de casas populares.

A falácia criada por Lahésio é facilmente desmontada quando se pesquisa que ele abriu mão do salário de prefeito por ser servidor do IFMA, e ter optado por continuar com o salário do Instituto federal, já que não poderia continuar recebendo os dois.

Edivaldo Holanda Júnior (PSD)

O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, da coligação “Maranhão melhor para todos”, explorou, em seus 57 segundos, o fato de ter sido prefeito da capital e, por isso, ter a experiência necessária para governar o Maranhão.

Edivaldo iniciou o seu programa exaltando suas ligações e da sua família com a religião. Enfatizou o sonho que tem de ser governador do estado e afirmou ter, após oitos anos na Prefeitura de São Luís, experiência e trabalho comprovado.

Em suma, um programa sóbrio e convincente.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!