13
dez

Gerência Executiva do INNS no reforça apoio e agilidade para os pescadores artesanais

Pelo Jornalista Domingos Costa

Gerente executivo Weslley ao lado da equipe do INSS.

A Gerência Executiva do INSS em São Luís tem demonstrado que o sucesso das ações institucionais está diretamente ligado ao trabalho conjunto dos servidores da instituição. Com dedicação e empenho, a equipe tem alcançado avanços significativos, especialmente no atendimento à classe pesqueira do Maranhão, consolidando-se como uma referência nacional na gestão do Seguro Defeso do Pescador Artesanal.

De acordo com o gerente executivo Weslley, o empenho dos servidores tem sido essencial para a realização de mais de 20 Acordos de Cooperação Técnica com entidades representativas da pesca no Maranhão, em tempo recorde. Esses acordos fortalecem a parceria com sindicatos, colônias e associações, facilitando o acesso dos pescadores artesanais aos seus direitos previdenciários.

“O trabalho em equipe é a base de tudo. Nossos servidores têm demonstrado comprometimento e eficiência em todas as etapas do processo, garantindo que o atendimento seja realizado com qualidade e agilidade”, destacou o gerente executivo.

O trabalho conjunto da Gerência Executiva também foi enaltecido durante o Encontro Regional Nordeste de Gestores do INSS, realizado em Salvador. No evento, foram apresentadas as boas práticas implementadas no Maranhão, como os processos técnicos centralizados e a agilidade na análise e concessão de benefícios, como o Seguro Defeso.

Destaques das Ações no Maranhão:

Eficiência na resolução de demandas: Processos claros e bem estruturados, conduzidos por servidores capacitados, têm garantido o reconhecimento ágil dos direitos dos cidadãos.

• Foco na classe pesqueira: O Maranhão ocupa a segunda posição no Brasil em volume de requerimentos do Seguro Defeso, resultado do trabalho conjunto entre a Gerência e as entidades representativas.

Valorização do Trabalho em Equipe

A Gerência Executiva do INSS em São Luís reafirma que os resultados alcançados são fruto da dedicação dos servidores, que não medem esforços para atender às necessidades da população. Essa união tem permitido que a instituição alcance níveis de excelência, beneficiando diretamente milhares de pescadores artesanais e suas famílias.

O compromisso do INSS em São Luís é continuar promovendo melhorias no atendimento, sempre valorizando o trabalho em equipe e a dedicação dos servidores, que são fundamentais para garantir o acesso aos direitos previdenciários e assistenciais no Maranhão.

Para acompanhar mais ações da Gerência Executiva do INSS, acesse os canais oficiais da instituição.

13
dez

PT maranhense orienta não participação em evento que “irá ajudar a acirrar o racha”

Pelo Jornalista Domingos Costa

Em um grupo no aplicativo de trocha de mensagens no WhatApp, intitulado “petista de coração”, o ex-conselheiro do TCE e atual secretário de Representação Institucional (Seridf) do Maranhão em Brasília, Washington Oliveira, orientou membros do seu partido, o PT, a não participarem do evento em comemoração aos 10 anos da eleição de Flávio Dino.

Integrante da cúpula do PT maranhense, pela corrente CNB, Washington justifica que o evento é uma que os descontentes com o governo Brandão encontraram para “ajudar a acirrar o racha entre os partidos que compõe o governo Brandão”.

O evento a que o petista se refere é o “2014, 10 anos da vitória do povo do Maranhão, com Flávio Dino”, que acontecerá as 18h no Rio Poty Hotel em São Luís nesta sexta-feira, 13 de dezembro.

13
dez

VÍDEO: Josimar parte para cima de Bolsonaro: “Ele tem muitas investigações para cuidar”

Pelo Jornalista Domingos Costa

O deputado federal Josimar Maranhãozinho, presidente estadual do PL, decidiu partir para cima do ex-presidente Jair Bolsonaro durante entrevista à rádio Mirante News FM nesta sexta-feira (13).

O parlamentar classificou as acusações de Bolsonaro contra ele como infelizes e afirmou que Bolsonaro precisa cuidar da sua vida, visto que as acusações contra o ex-presidente do Brasil são mais graves.

“A declaração dele foi infeliz. As acusações que pesam contra o ex-presidente são maiores do que qualquer questionamento sobre minha atuação. Cada um deve cuidar dos seus problemas”, disparou Josimar.

O deputado destacou que, mesmo diante das críticas, sua posição à frente do PL no estado permanece sólida. Ele garantiu que, caso decida deixar o partido, levará consigo a base de prefeitos que o apoia.

“Se eu sair do PL, os prefeitos que estão comigo também sairão. Tenho um grupo político consolidado e leal”, afirmou.

Por fim, Josimar enfatizou que as críticas de Bolsonaro não o abalam e reforçou a necessidade de foco em questões mais relevantes. “Não me incomodo com as declarações dele. Ele tem muitas investigações para cuidar. Cada um que resolva seus próprios problemas”, concluiu.


LEIA TAMBÉM:

Prefeita do PL defende que Josimar deixe o partido e “encontre um ambiente que valorize seu trabalho”

VÍDEO: Bolsonaro chama Josimar Maranhãozinho e pastor Gildenemyr de “marginais” e promete destituí-los do PL

– VÍDEO: Ex-presidente Bolsonaro chama Josimar Maranhãozinho de bandido

– VÍDEO: Bolsonaro não poupa nem o pastor Gildenemyr e chama o deputado de corrupto

13
dez

Operação Cangaço Eleitoral: Polícia Federal diz que prefeito eleito Ary Menezes, de Nova Olinda, está foragido

Pelo Jornalista Domingos Costa
 Ary Menezes, de Nova Olinda, está foragido

Ary Menezes, de Nova Olinda, está foragido.

Atualizando as informações sobre a deflagração da Operação Cangaço Eleitoral”, na manhã de ontem, 12/12/2024, a Polícia Federal vem esclarecer que a Operação teve por objetivo dar cumprimento a 13(treze) medidas judiciais, sendo 04 (quatro) Mandados de Prisão Temporária e 09 (nove) Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que decorreram de representação elaborada pela Polícia Federal.

Os mandados de busca e apreensão tiveram como alvos 08 pessoas físicas e 01 pessoa jurídica sendo 07 (sete) deles cumpridos na cidade de Nova Olinda do Maranhão/MA, dois na Capital (São Luís) e um na cidade de Cantanhede.

Em relação às prisões decretadas, foram prolatadas em face de 04 (quatro) pessoas investigadas no Inquérito Policial, que apresentam posição de liderança e que teriam praticado atos intimidatórios contra eleitores.

Ainda na data de ontem, por ocasião da deflagração da operação Cangaço Eleitoral, 03 (três) pessoas investigadas foram presas em cumprimento ao mandados expedidos.

A Polícia Federal continua com diligências no sentido de dar cumprimento a 01 (um) mandado de prisão restante, em face de candidato apontado como liderança da organização criminosa investigada, o qual já é considerado foragido da Justiça.

13
dez

Eliziane Gama blefa sobre concorrer novamente ao Senado; ela sabe que não possui as mínimas chances

Pelo Jornalista Domingos Costa

Nas eleições de 2026, restará a Eliziane Gama apenas uma candidatura de deputada estadual e com sérios riscos de não se eleger.

Senadora Eliziana Gama “anunciou” a pré-candidatura a reeleição no Senado para tentar viabilizar vaga de deputada em 2026. 

Diversos sites de notícias patrocinados pelo gabinete da Senadora Eliziane Gama (PSD) publicaram nos últimos dias matérias dando conta de que a maranhense evangélica disputará novamente o cargo nas eleições de 2026.

“Sou candidata à reeleição. Minha articulação é pra renovar o mandato no Senado com apoio do meu grupo político”, disse Eliziane ao jornalista Marco Aurélio d’Eça.

Ora, mas que grupo é esse que Eliziane fala?! Ela faz parte de qual grupo político?! Qual político maranhense – em sã consciência – confia ou possui algum tipo de apreço por Gama?!

Na verdade, diferente do que diz a Senadora, ela não será candidata novamente ao Senado nas eleições de 2026, por um único motivo: Gama sabe que não possui as mínimas chances de se eleger.

E as razões para isso são claras: Dos 18 deputados federais maranhenses, nenhum apoia Eliziane; dos 42 deputados estaduais, nenhum apoia ela; dos 31 vereadores de São Luís, nenhum faz parte do projeto de Gama; Dos 217 prefeitos (as) do Maranhão, ela não possui apoio de sequer meia dúzia.

E para piorar ainda mais a situação, em seu principal reduto eleitoral, que são as Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus (IAED), Eliziane está com a imagem altamente desgastada.

E, por último, vem a opinião pública, seja do campo de esquerda ou direita, Eliziane Gama possui índices estratosféricos de rejeição em todas as pesquisas de opinião pública. Quando a pergunta é: “em quem você não votaria de jeito nenhum para o Senado?”, o nome da “irmã” é sempre o mais odiado.

Portanto, ao afirmar que será novamente candidata ao Senado, Gama apenas blefa. O objetivo é se valorizar, tentar barganhar espaço e projetar uma candidatura como deputada.

Detalhe importante: se Eliziane for candidata a deputada, terá que disputar como estadual, já que seria muito difícil se eleger como federal nas circunstâncias atuais.

Aliás, ultimamente Eliziane não está conseguindo nem resolver os problemas debaixo do seu próprio teto, como é possível comprovar no link abaixo.


LEIA TAMBÉM:

Após eleição da Assembleia, marido de Eliziane Gama joga deboche para o Palácio dos Leões e à Iracema Vale

13
dez

ÁUDIO: Sebastião Madeira rebate fake news criada por adversários sobre suas férias de fim de ano da Casa Civil

Pelo Jornalista Domingos Costa

Os adversários do governador Carlos Brandão (PSB) insistem usar meios de comunicações locais para criar fake news (notícia falsas) com intuito de tentar desestabilizar o Palácio dos Leões. E nesta sexta-feira (13), o factoide do dia foi a “exoneração” do secretário Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira. O assunto ganhou destaque entre a oposição como se o ex-prefeito de Imperatriz tivesse sido demitido.

Verdade seja dita, Madeira irá fazer uma viagem internacional nesse fim de ano na companhia da sua esposa e decidiu pedir férias, visto que possui muitas acumuladas. O Blog do Domingos Costa pediu ao Chefe da Casa Civil uma manifestação a respeito do assunto, o que prontamente atendido pelo secretário.

“Foi feita uma interpretação maldosa de um ato do Governador, pedi férias entre o dia 20 e o 29 que vou fazer uma viagem e o Governador concedeu as férias e, algumas publicações estão dizendo que eu fui demitido, ou insinuando pelo menos”, afirmou.

“Não existe nada disso, continuo no Governo apenas do dia 20 ao dia 31. Com férias por 10 dias entre o dia 20 e 29. Então, isso aí, o mais é especulação, o mais é notícia espetaculosa”, completou.

13
dez

Confira a íntegra da resposta da Assembleia Legislativa à ministra Cármen Lúcia

Pelo Jornalista Domingos Costa
Trecho da resposta da ALEMA ao STF.

Trecho da resposta da ALEMA ao STF.

A defesa apresentada pela Assembleia Legislativa do Maranhão na ação movida pelo partido do deputado Othelino Neto trouxe à tona um aspecto crucial que ainda não havia sido amplamente discutido: mesmo no pior cenário para a Assembleia, uma eventual decisão favorável no STF não garantiria a Othelino o comando da Mesa Diretora.

Isso ocorre porque o Supremo Tribunal Federal tem um entendimento consolidado de que declarações de inconstitucionalidade só têm efeito a partir da publicação da ata do julgamento pelo plenário. Em outras palavras, qualquer decisão que eventualmente considere o regimento interno da Assembleia inconstitucional só teria aplicação para as próximas eleições da Mesa Diretora, que ocorrerão na legislatura 2027-2030.

Com isso, mesmo que o STF acolha os argumentos da ação de Othelino, a eleição já realizada não seria afetada, e Iracema Vale permaneceria na presidência da Casa até o final de seu mandato.

Esse cenário desmonta qualquer expectativa de desfecho imediato favorável a Othelino e expõe uma estratégia jurídica que, mesmo se vitoriosa, não trará os resultados desejados. Nos bastidores, cresce a percepção de que a ação pode ter sido mais um gesto simbólico do que uma tentativa realista de reverter o resultado da eleição.

Com o tempo correndo contra ele e a força da jurisprudência jogando a favor da Assembleia, Othelino parece estar em uma posição cada vez mais delicada, onde mesmo “ganhar” pode não significar nada de concreto. Essa dinâmica deixa claro que, no xadrez político, nem sempre uma vitória jurídica se traduz em uma vitória política.

– CLIQUI AQUI E CONFIRA A ÍNTEGDA DA MANIFESTAÇÃO DA ALEMA AO STF –


LEIA TAMBÉM:

– Quando os perdedores não têm limites

– Iracema Vale é reeleita presidente da Assembleia Legislativa

– A tentativa de “golpe” e a festa que não aconteceu na eleição da Assembleia

– Regra de desempate por idade consta no regimento interno da Assembleia há 29 anos

– Othelino não quer anular eleição da Assembleia; pedido do deputado ao STF é ainda mais absurdo

A desonestidade de Othelino na Ação que pede mudança do resultado da eleição da Assembleia ao STF

13
dez

Prefeito Toca Serra, Fábio Mendes e vereadores são diplomados pela Justiça Eleitoral

Pelo Jornalista Domingos Costa

Eleitos após receber o diploma da Justiça Eleitoral.

Na noite desta quinta-feira, 12 de dezembro, a Justiça Eleitoral da 106ª Zona, sob a condução da juíza Dra. Ariana Rodrigues de Carvalho Saraiva, realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos dos municípios de Presidente Sarney e Pedro do Rosário. O evento aconteceu na cidade de Pinheiro, sede da comarca, reunindo autoridades, familiares e a comunidade local.

Na ocasião, foram diplomados o prefeito reeleito Domingos Erinaldo Sousa Serra, o Toca Serra (PCdoB), o vice-prefeito Fábio Mendes (PRD), e os 11 vereadores eleitos, reeleitos e suplentes, todos integrantes da coligação do gestor reeleito. Este marco é considerado inédito na história do município, consolidando a força política do grupo que agora segue unido para um novo mandato.

A diplomação é o último ato oficial da Justiça Eleitoral, conferindo aos eleitos a legitimidade e habilitação para assumirem seus respectivos cargos a partir de 1º de janeiro de 2025.

Durante a cerimônia, a juíza Dra. Ariana Rodrigues destacou a responsabilidade e o compromisso que os diplomados assumem perante a sociedade. “Esse diploma que hoje vocês recebem é muito mais do que um pedaço de papel; ele simboliza os sonhos e a confiança de milhares de pessoas que acreditaram no trabalho de vocês. Não os decepcionem”, enfatizou a magistrada.

Representando os diplomados, o prefeito reeleito Toca Serra agradeceu à Justiça Eleitoral pela condução do processo democrático, bem como à sua família, amigos e à população de Pedro do Rosário. Em suas palavras, ele ressaltou a honra de ser reconduzido ao cargo e reforçou o compromisso com o desenvolvimento do município.

“Ser eleito prefeito é uma grande responsabilidade. Ser reeleito é uma honra ainda maior. Agora, com mais experiência, darei o melhor de mim para continuar transformando Pedro do Rosário em uma das cidades mais prósperas e desenvolvidas da Baixada Maranhense e do estado do Maranhão”, afirmou.

O evento marcou um importante passo para a continuidade do trabalho em Pedro do Rosário, com a expectativa de avanços e melhorias para os próximos quatro anos.

13
dez

Gaeco cumpre mandados de prisão contra advogados em Timon

Pelo Jornalista Domingos Costa

Agentes do Gaeco em Timon.

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 13, em Timon, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Maranhão (Gaeco) deflagrou a Operação Mercúrio, com a finalidade de desarticular célula de organização criminosa que agia dentro e fora de estabelecimentos prisionais no município.

Durante as investigações, que tiveram início há aproximadamente nove meses, o Gaeco, em apoio à 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Timon, desvendou atuação delituosa de advogados e indivíduos que se encontram recolhidos nas unidades prisionais de Timon.

Para a operacionalização do esquema, os advogados chegavam até mesmo a entrar com drogas durante as visitas a alguns de seus clientes. Além disso, os profissionais serviam como mensageiros da organização criminosa, levando e trazendo recados de integrantes do Bonde dos 40 para outros que estão fora do sistema prisional.

Os recados, enviados por meio de cartas e bilhetes, na maioria das vezes incluíam mensagens para que os advogados cobrassem dívidas relacionadas à comercialização de drogas, mantivessem contato com as “biqueiras” e fizessem remessa de drogas para os presídios de Timon, além de outros assuntos de interesse da facção.

Ainda no decorrer das investigações realizadas pelo Gaeco, um dos advogados presos foi flagrado entregando drogas para indivíduos que estão presos, quando da realização das visitas profissionais. Tais presos, quando recebiam os entorpecentes, engoliam as substâncias, retornando para as celas e passando para a etapa seguinte, que era a comercialização das substâncias ilícitas no interior do presídio.

PRISÕES

Foram cumpridos Mandados de Prisão contra indivíduos que já se encontram no sistema prisional, além de Mandados de Busca em endereços que interessavam às investigações. Em Timon, foram presos dois advogados.

12
dez

VÍDEO: Fantástico deste domingo vai denunciar esquema de compra de carros com placas de táxi em São Luís

Pelo Jornalista Domingos Costa

A edição do próximo domingo, dia 15, do programa do Fantástico, da Rede Globo, vai denunciar um esquema de compra de carros zero com placa de táxi em São Luís.

O vídeo com a chamada da reportagem foi publicado pelo Fantástico nesta tarde. A investigação jornalística exibirá uma estranha categoria de transporte público que vem circulando numa capital maranhense.

“Táxis novíssimos, confortáveis e caros, que não atendem a sinais de pessoas na rua e não cobram nada de passageiros que embarcam neles. Você vai saber por que esse mistério, que envolve mais de mil motoristas, virou caso de polícia. É denúncia. É logo depois do @domingao.” Diz a reportagem.

1 252 253 254 255 256 2.336